A Universidade inserida na comunidade: Projeto ensina a produção de alimentos saudáveis - Unijuí

Desenvolver alimentos sem glúten a partir de grãos cultivados na região Noroeste do Estado é o principal objetivo de um Projeto de pesquisa desenvolvido na Unijuí, por meio do curso de Nutrição. Para além disso, as ações do projeto também consistem em oportunizar o conhecimento para membros da comunidade regional sobre este tipo de tecnologia. Por isso, nos dias 05 e 06 de novembro, professores e bolsistas do projeto realizaram o curso de transferência de tecnologia para agricultores, colaboradores e proprietários de agroindústrias da região.

A transferência consiste na instrução desses indivíduos para a produção dos alimentos e também na transferência dos resultados das pesquisas. Foram oferecidos dois cursos teórico-práticos no Laboratório de Nutrição. Um de processamento de massas sem glúten e outro de processamento de flocos sem glúten.

Foram utilizados os seguintes grãos para as pesquisas e produções: chia, quinua e trigo sarraceno, produzidos em sistemas orgânicos como base e outros ingredientes sem glúten. Os produtos desenvolvidos estão sendo analisados pelos pesquisadores em relação a nutrientes, presença de agroquímicos e análises microbiológicas.

Participaram dos cursos proprietários e colaboradores de agroindústrias, produtores rurais familiares, entre outros. A atividade e o Projeto são financiados pela Secretaria do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Estado do RS.

Saiba mais sobre o Projeto

O projeto de pesquisa “Desenvolvimento de alimentos sem glúten a partir de grãos cultivados na região Noroeste do RS” tem como proposta inovadora para a região o desenvolvimento de produtos alimentícios isentos de glúten a partir de grãos não convencionais na região, cultivados preferencialmente em sistema orgânico e/ou agroecológico, por agricultores familiares integrados em algum tipo de organização, seja na forma de cooperativa ou de associações. Com as tecnologias geradas neste projeto será possível ampliar a gama de produtos isentos de glúten no mercado e contribuir para melhorar a qualidade de vida de pessoas celíacas ou que preferem dietas sem glúten. Com os resultados obtidos pretende-se contribuir para validar as experiências locais com agricultura orgânica e agroecológica e fomentar a ampliação destas experiências para toda a região noroeste do estado do Rio Grande do Sul.

O projeto tem como parceiros na equipe, pesquisadores das Instituições: Sociedade Educacional Três de Maio; Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto e apoio da Giroil Ltda, localizada no município de Entre Ijuís (RS), pela Cooperativa UNICOOPER, localizada no município de Santa Rosa (RS) e/ou compradas no mercado local e IRDeR-Unijuí.

Avaliação

Projetos de pesquisa como esse, desenvolvidos na Universidade e com resultados efetivos na comunidade, fazem da Unijuí uma Universidade completa e com excelente avaliação do Ministério da Educação.

Por falar em avaliação, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF), uma avaliação anual do ensino superior no Brasil, o Curso de Nutrição foi considerado, pelos critérios do Ranking, como o melhor do estado e do país entre as instituições privadas.

São atividades como essa de pesquisa, além das de extensão e de ensino, que contribuem para o desenvolvimento da região, formação e qualificação do profissional formado na área e que fazem do curso de Nutrição um dos melhores do país.