Guaraná apresenta perfil de segurança e eficácia antifadiga em indivíduos com doença renal crônica - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Guaraná apresenta perfil de segurança e eficácia antifadiga em indivíduos com doença renal crônica

Estudo do Mestrado em Atenção Integral à Saúde descreve que a planta Guaraná (Paullinia cupana) apresenta perfil de segurança e eficácia antifadiga em indivíduos com doença renal crônica.
 

                   

O estudo publicado recentemente na revista Journal of Functional Foods, que visa reunir os resultados da pesquisa básica e aplicada sobre alimentos saudáveis ​​e ingredientes alimentares biologicamente ativos, demonstrou que é seguro e efetivo o uso de capsulas de guaraná para a saúde de indivíduos com doença renal crônica.

O estudo de autoria de Ieda Maria Pedroso Dorneles, Biomédica, Fisioterapeuta e egressa do mestrado em Atenção Integral à Saúde, verificou que a maioria dos pacientes que receberam 200 e 400 mg de guaraná por dia relataram aumento da disposição/energia, diminuição da fadiga e aumento do apetite. Além disso, os pacientes apresentaram valores superiores de hemoglobina e hematócrito após 30 dias de suplementação, quando comparado ao grupo placebo (que não recebeu guaraná).

O estudo, orientado pelos professores Eliane Roseli Winkelmann e Matias Nunes Frizzo, contou ainda com a participação da pesquisadora do grupo de pesquisa em Atenção à Saúde (GPAS), Paula Caitano Fontela, e apoio do farmacêutico bioquímico Mateus Batista Fucks. O estudo divulgou que o guaraná, principalmente na dosagem de 200 mg/dia, é seguro e efetivo para melhorar a sintomatologia clínica e manter os valores de hemoglobina e hematócrito.

O estudo está publicado em  https://www.sciencedirect.com/journal/journal-of-functional-foods/vol/51/suppl/C  https://doi.org/10.1016/j.jff.2018.10.004


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.