Unijuí encaminhou para a Capes pedido de revisão no recolhimento de bolsas - Unijuí

Unijuí encaminhou para a Capes pedido de revisão no recolhimento de bolsas

Na semana passada, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao MEC, informou o “recolhimento de bolsas não utilizadas” de mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação de todo o país. Embora não tenha informado, em um primeiro momento, quais áreas seriam afetadas, a ação tem gerado uma situação de insegurança para estudantes e instituições de ensino.

Assim, como todas as instituições com oferta de bolsa em nível federal – públicas ou privadas, a Unijuí também foi afetada pela medida e já teve bolsas para mestrado e doutorado recolhidas. Segundo a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, foram recolhidas 4 bolsas das 92 destinadas à Universidade, sendo duas de doutorado e duas de mestrado. “Estamos tentando compreender em detalhe do que se trata esta ação do governo federal. Efetivamente, foram atingidos cinco programas de fomento da Capes, entre os quais o programa para as universidades comunitárias, o PROSUC, do qual proveem as bolsas de nossos cursos de pós-graduação Stricto Sensu”, salientou o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, em entrevista para a Unijuí FM.

Segundo o professor, foram recolhidas bolsas não ocupadas no mês de abril, nos critérios do Governo Federal. “É importante salientar que a Unijuí faz a gestão permanente e responsável destas bolsas. Elas não estavam ociosas na data referida, mas reservadas para estudantes participantes dos processos de seleção em andamento dos dois novos Cursos de Pós-Graduação. Existe um período entre um bolsista finalizar seus estudos e outro assumir a bolsa liberada, utilizando critérios especificados em editais, então, elas não estavam paradas, mas seguindo um planejamento”, complementa.

González salienta, ainda, que algumas situações são complexas e precisam de cuidado especial na gestão. “Temos uma situação, por exemplo, de bolsa para Doutorado em que a pessoa selecionada deveria se desvincular do seu emprego para assumir o benefício, sendo que o recolhimento aconteceu no meio desse processo. Diante deste quadro, a Universidade já entrou em contato com a Capes para rever esta situação, pois a Unijuí sempre teve uma gestão muito cuidadosa das bolsas e esperamos que esse fato seja reconhecido e leve ao órgão a reverter a decisão”, avalia.

Ainda segundo o Vice-Reitor, faz algum tempo que a comunidade acadêmica discute na Capes a necessidade de implementar um novo modelo de distribuição de bolsas da pós-graduação em todo Brasil. “Contudo, não se tratava de um movimento de corte, mas de melhoria na gestão. Corte em educação é, em princípio, sempre ruim. Esperamos que possamos entrar em um nível de discussão racional que permita a melhoria do sistema de Pós-Graduação no país, pois a pesquisa é um do elemento fundamental para o desenvolvimento das nações”, relata.