Diretora de Avaliação da CAPES realiza palestra na Unijuí - Unijuí

Diretora de Avaliação da CAPES realiza palestra na Unijuí

Na tarde de sexta-feira, 17, a Unijuí recebeu Sônia Nair Báo, diretora de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ela realizou uma palestra aos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, professores envolvidos com pesquisa e técnicos-administrativos da Universidade, em atividade realizada no Centro de Eventos do Campus Ijuí. A promoção foi da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí e fez parte da programação do 6º Congresso Internacional em Saúde.

A palestrante fez um panorama da pesquisa brasileira e também falou sobre indicadores de avaliação. “A gente, de certa forma, está muito bem em números. Pecamos em termos de qualidade da nossa produção, pois falta muita valorização interna do que que a gente produz.  Então, a conversa com os professores e coordenadores dos programas tratou sobre a importância de buscarmos mais indicadores para aferir qualidade no desenvolvimento da pesquisa”, salientou.

Segundo Sônia, é importante medir qualidade para também mostrar à sociedade os desafios da pesquisa. “É importante mostrar para a sociedade o conhecimento produzido e como ele é apropriado pela própria sociedade para o desenvolvimento social. Demonstrar isto de uma forma clara é muito importante. Por exemplo: os alimentos que comemos têm muita melhoria feita através de pesquisas, tudo isso de certa forma usamos no dia a dia e não nos damos conta que tem um trabalho de pesquisador por trás”, complementou.

Segundo o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, foi um momento importante para a Unijuí. “Ouvimos sobre os desafios da pesquisa de uma das pessoas responsáveis por gerir e tomar decisões do funcionamento e avaliação dos Programas de Pós-Graduação nacionalmente. Um ponto a se destacar é sobre os planos para o futuro, pois há um movimento para a implementação de novos critérios de avaliação”, avalia o professor.

Relação com a região

Natural de Bozano, cidade vizinha a Ijuí, Sônia relembrou, no encontro, momentos importantes da sua trajetória educacional e profissional, pois, foi através da atuação da FIDENE, ela frisou, conseguiu realizar grande parte do seu percurso formativo. Segundo ela, teve acesso da educação básica até a superior a partir das atividades e professores da Fundação. Para conseguir cursar a faculdade de Ciências, trabalhou como técnica de Laboratório na Universidade, preparando aulas de Química, Biologia e Física aos professores. “Devo isto a esta casa”, lembrou.