“É por meio da pesquisa que se pode compreender melhor o passado, entender o presente e olhar para o futuro em todas as áreas do conhecimento” - Unijuí

Do ensino médio à universidade, a pesquisa contribui para o desenvolvimento da sociedade.

No dia 08 de julho é comemorado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador. Dia de valorizar quem constrói o conhecimento. Na Unijuí, a pesquisa é um dos pilares do desenvolvimento acadêmico. No final do 2018, havia 183 projetos de pesquisa em execução na Universidade. De agosto de 2018 a julho de 2019, a Universidade contou com 65 professores orientadores e 139 bolsistas de iniciação tecnológica e de inovação. E de agosto de 2019 a julho de 2020, 130 novos bolsistas devem entrar em atividade.

Julia Fontana faz parte do grupo de bolsistas da Unijuí, a estudante do terceiro semestre de Jornalismo atua no Projeto de Pesquisa Mídia e Sociedade: o Direito à Informação, integrando o subprojeto Direitos Humanos e a representação da Mulher na Mídia, com orientação da professora Vera Raddatz. Segundo ela, o projeto de iniciação científica tem ajudado muito em sua formação acadêmica. “Sou uma acadêmica melhor depois de ter passado por essa experiência. O fato de a Unijuí proporcionar bolsas de iniciação científica e de extensão mostra que a Universidade está preocupada com os futuros pesquisadores, que estão na graduação”, afirma.

A opinião é compartilhada por Quézia Vanzin, estudante do curso de Direito, bolsista de iniciação científica do Projeto Biopolítica e Direitos Humanos, orientanda do professor Maiquel Wermuth. Para ela, a bolsa incentiva o estudante pela pesquisa: “aprofundou meu conhecimento e reforçou minha escolha profissional”, destaca.

Vera Raddatz, professora da Unijuí e pesquisadora, diz que a pesquisa científica é uma atividade essencial da Universidade, “porque garante o desenvolvimento de áreas que são específicas do conhecimento e porque, por meio dela, se pode obter o avanço da tecnologia e da inovação, especialmente nesse momento da história”. Segundo ela, a pesquisa ajuda a pensar sobre as práticas, a aplicar teoricamente metodologias para que se compreendam e expliquem as práticas realizadas. “Não existe nenhum país desenvolvido, no meu ponto de vista, sem uma pesquisa desenvolvida, portanto, também não existe pesquisa e desenvolvimento sem investimentos nessa área. É por meio da pesquisa que se pode compreender melhor o passado, entender o presente e olhar para o futuro em todas as áreas do conhecimento. A pesquisa, ao lado da educação, é o elemento básico para que se alcance o desenvolvimento humano na esfera científica, tecnológica e cultural”, defende.

Confira projetos desenvolvidos na Unijuí: https://www.unijui.edu.br/pesquisa/grupos-e-projetos

Pesquisa que começa cedo

No Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), a pesquisa começa cedo. Rosana Barros, professora e orientadora pedagógica, explica que é realizada uma pesquisa escolar, que neste ano tem como tema da Jornada de Pesquisa “EFA pela cultura: revitalizar e construir”, que envolve os alunos dos anos iniciais ao ensino médio. Pesquisa bibliográfica e metodologias diferenciadas fazem parte desse processo. “Se banalizou o pesquisar na internet: isso não é pesquisa, isso é uma busca de informações, a pesquisa é uma construção que se faz com as informações e como se pontuam essas informações, isso é uma pesquisa”, destaca.

Bruno da Fonseca, aluno do 1º ano do ensino médio, diz que aprende na pesquisa assuntos que nem imaginava. Ele apresentou na Jornada, inclusive, uma música para falar sobre o tema da pesquisa: arte de rua. Pedro dos Santos, também do 1º ano, diz que a experiência engloba ir em busca de conteúdo, que é um método que agrega e facilita o aprendizado. Pedro também pensa que o futuro em qualquer área depende da ciência e que é preciso investimento em pesquisa.