Ciência Para Todos: ações pretendem aproximar comunidade da produção científica - Unijuí

Ciência Para Todos: ações pretendem aproximar comunidade da produção científica

Com o objetivo de fortalecer e integrar as atividades de educação, divulgação da ciência, tecnologia e inovação, contribuindo para a indução da criatividade, do espírito científico e dos avanços tecnológicos, a Unijuí vai desenvolver o Projeto “Ciência para Todos”, que contemplará um conjunto de ações e eventos. Uma das atividades será a “Mostra Científica Interativa”, que será realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 21 a 24 de outubro. O evento vai envolver a comunidade regional, em especial alunos da educação básica de escolas públicas e privadas. Essa ação recebe o aporte financeiro do Ministério da Ciência e Tecnologia e tem como propósito proporcionar contato direto com a ciência, tecnologia e informação, despertando o interesse por esse campo. A Universidade espera a presença de aproximadamente mil alunos nas atividades.

O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, destacou, em entrevista à rádio Unijuí FM, a importância do evento. “Sem dúvidas será um evento importante. É uma oportunidade única, que vai marcar a história da popularização da ciência aqui na região”, salientou. Trata-se, segundo o Vice-Reitor, de criar espaços de intercâmbio de conhecimentos e experiências entre distintos contextos socioculturais, promovendo o protagonismo estudantil.

O Projeto Ciência para Todos envolve ainda outras ações desenvolvidas durante o ano. São eles: MoEduCiTec; Física para Todos; Feira de Matemática; Tech Day; e Meninas Digitais. O projeto “Ciência para Todos” será lançado oficialmente no mês de setembro.