Integrantes do Grupo de Pesquisa da Unijuí apresentam trabalhos em Jornada Internacional na UNAM - Unijuí

Acadêmicos do Curso de Engenharia Civil, integrantes do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Construção e Sustentabilidade (NECS) da Unijuí Campus Santa Rosa, participaram do Evento Internacional “Jornadas de Investigación, Desarrollo Tecnológico, Extensión, Vinculación y Muestra de la Producción (JIDeTEV-2019)”, que ocorreu na Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional de Misiones (UNAM), em Oberá na Argentina, no período de 27 a 30 de agosto.

Os organizadores do evento JIDeTEV convocam anualmente pesquisadores, extensionistas, profissionais e empreendedores, a fim de proporcionar um espaço de divulgação da produção de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e extensão, permitindo assim a troca de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas nas instituições participantes, nas diversas áreas da engenharia.

Assim, os integrantes do NECS, Andréia Balz, Gediel da Silva, Luciane Dahmer, Marcos Tres e Priscila Rigon, participaram do evento e apresentaram trabalhos desenvolvidos no grupo de pesquisa, contribuindo na socialização e compartilhamento de conhecimento neste ambiente de articulação de ensino, pesquisa e extensão proporcionado pela UNAM.

O acadêmico Gediel apresentou os trabalhos “A importância das áreas recreativas em loteamentos de habitações de interesse social: estudo de caso”, “Certificação leed como forma de promover o desenvolvimento sustentável: análise de alguns indicadores com base no sistema construtivo ecogrid®” e “Eficiência proporcionada pelas dimensões dos processos bim no ciclo de vida das edificações: análise de implementação em pequenas empresas”. A estudante Andréia apresentou os trabalhos “Influência das imperfeições iniciais e tensões residuais em um elemento comprimido na análise de segunda ordem inelástica” e “Pesquisa de satisfação na utilização de transporte público e aceitabilidade de aplicativo: estudo de caso na cidade de Santa Rosa”. A estudante Priscila apresentou o trabalho “Estacionamentos inteligentes em cidades inteligentes”. Os acadêmicos Marcos e Luciane apresentaram o trabalho “Análise de fundações: comparativo técnico-econômico entre sapatas e estacas”.

Contudo, a participação dos estudantes da Unijuí possibilitou a socialização e troca de conhecimento com os demais participantes do evento, bem como divulgação da produção do grupo de pesquisa no âmbito acadêmico.