Proteção de Cultivares no Brasil foi tema de curso na Unijuí - Unijuí

Proteção de Cultivares no Brasil foi tema de curso na Unijuí

Na tarde desta quarta-feira, 04, a Unijuí promoveu o curso “Proteção de Cultivares no Brasil”, realizado no Auditório do Hospital Veterinário, no Campus Ijuí. A atividade foi ministrada pela facilitadora Vera Lucia dos Santos Machado, que atuou por 20 anos analisando pedidos de proteção de cultivares no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A facilitadora mostrou os aspectos gerais mais importantes da proteção de cultivares no Brasil, apresentou aspectos legais e também evidenciou a importância da propriedade intelectual de novas variedades para o país. “Tracei também um panorama do que acontece em outros países, da importância de o Brasil se inserir no contexto de propriedade intelectual de cultivares para que possa participar de acordos internacionais, por exemplo”, salienta.

Segundo Vera Lucia, o Brasil já está em um patamar elevado no que tange a proteção de cultivares, principalmente de espécies importantes como soja, algodão e trigo. “Nós temos um melhoramento feito no país que tem resultado em alta produtividade. Nós temos bons melhoristas e isso se reflete na nossa produção agrícola”, complementou.

Ainda de acordo com a facilitadora, para obter o registro do Ministério em variedades de produtos como arroz, feijão, trigo e soja, por exemplo, espécies protegidas, se tem mais facilidade. “Há um certo problema com espécies que ainda não tenham proteção, em que não foram produzidos os formulários por conta de ser uma espécie que ainda não se comercializa no país”, explica.

Participaram da atividade professores e estudantes dos cursos de Agronomia e do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, vinculados ao Departamento de Estudos Agrários (DEAg), além de profissionais e interessados na área. A organização foi do DEAg, curso de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, Programa de Melhoramento Genético Unijuí e Agência de Inovação e Tecnologia da Universidade (AGIT).