Curso de Direito da UNIJUÍ participa de congressos na UNAE e UFSM - Unijuí

Curso de Direito da UNIJUÍ participa de congressos na UNAE e UFSM

O Curso de Direito da Unijuí Campus Santa Rosa esteve participando de dois importantes eventos com a apresentação de trabalhados científicos decorrentes de projetos desenvolvidos por professores, estudantes e egressos.

Dentre os trabalhos apresentados destacam-se os vinculados ao Projeto de Extensão “Conflitos sociais e direitos humanos: alternativas adequadas de tratamento e resolução”, ao projeto de pesquisa “O Direito ao Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado no Contexto da Sociedade de Risco: em Busca da Justiça Ambiental e da Sustentabilidade”, e aos Grupos de Pesquisa “Biopolítica e Direitos Humanos” e "Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade”.

Trabalhos apresentados na UNAE

O V ENCUENTRO DE INVESTIGACIÓN DE CIENCIAS JURÍDICAS HUMANAS Y SOCIALES Cuestiones Sociales: causas y consecuencias desde el enfoque jurídico, social y educativo, da UNAE em Encarnación, no Paraguai, teve participação do curso nos dias 23 e 24 de setembro, apresentando os seguintes trabalhos:

• O direito fundamental de consumir: A proteção dos consumidores hipervulneráveis e a atuação do Balcão do Consumidor da UNIJUÍ – Campus Santa Rosa/RS.  Autoras:Jaqueline Beatriz Griebler; Camila Cristina Paumann; Fernanda Serrer e Francieli Formentini.
  • A resolução de conflitos familiares por meio da mediação extrajudicial e pré-processual. Autoras: Camila Cristina Paumann; Jaqueline Beatriz Griebler; Fernanda Serrer e Francieli Formentini.
  • Conflitos escolares e as lutas por reconhecimento: a Mediação de Conflitos construindo diálogos, alteridade e reconhecimento.Autora: Fernanda Serrer.

Trabalhos apresentados na UFSM

No 5º Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade: mídias e direitos da sociedade em rede, realizado nos dias 02 a 04 de setembro, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSM (Mestrado em Direito), pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Direito e Internet – CEPEDI/UFSM, pelo Núcleo de Direito Informacional – NUDI/UFSM e pelo Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria-RS, foram apresentados os seguintes trabalhos:

• Sistema multiportas e a cultura do diálogo – uma resposta ao individualismo nas redes sociais digitais. Autoras:Camila Cristina Paumann; Francieli Formentini; Jaqueline Beatriz Griebler.
  • O consumo como direito fundamental e a proteção das crianças e adolescentes: atuação do Balcão do Consumidor da Unijuí – Campus Santa Rosa. Autores:Jaqueline Beatriz Griebler; Camila Cristina Paumann; Fernanda Serrer
  • O direito ao esquecimento na sociedade cibernética. Autores:Rodrigo Tonel; Siena Magali Comassetto Kolling; Adrieli Laís Aquino.
  • A relevância midiática na influência da opinião pública frente ao movimento ambientalista. Autores: Caroline Taís dos Santos; Fernanda Cristina Savela Vieira; Adrieli Laís Antunes Aquino.