Pesquisa no Brasil: a visão dos pesquisadores - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Pesquisa no Brasil: a visão dos pesquisadores

               

Na edição desta semana, o Rizoma trouxe para o debate a Pesquisa no Brasil, enfocando a visão de quem trabalha com pesquisa cotidianamente em uma Universidade, sendo ela um dos pilares de um ensino superior de qualidade e um compromisso com o desenvolvimento social e a inovação. Quem trouxe contribuições sobre esse tema foi o doutor em Educação e Pós-Doutor em Sociologia, professor Gregório Grisa, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, além do professor da casa, doutor em Agronomia, professor do Departamento dos Estudos Agrários e coordenador do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, José Antônio Gonzalez da Silva.

Como está a situação no cotidiano de um pesquisador diante da escassez e do corte de recursos na educação? Qual a importância da pesquisa para a sociedade? Esses foram alguns dos enfoques da discussão. “Quando a gente fala da pesquisa, infelizmente, muitas vezes a sociedade não tem a noção de que todos os avanços da humanidade estão atrelados à pesquisa, nas diferentes áreas”, destacou o professor da casa, José Antônio.

“Nós não podemos permitir que cortes significativos ocorram no financiamento de pesquisas em universidades, porque elas são o coração e a centralidade de pesquisas feitas no Brasil. Se a gente deixar de fazer pesquisa na universidade, o Brasil deixa de fazer pesquisa, porque é da característica da nossa economia”, salienta o professor Gregório Grisa, sobre os cortes de verba na educação.

A importância das publicações cientificas e das percepções das universidades e como isso ajuda na resolução dos problemas da sociedade foi outro ponto debatido durante o Rizoma. Outro ponto debatido foi a “fuga de cérebros”, o desestímulo aos jovens e elitização dos pesquisadores no país.  

Confira o Rizoma na íntegra

Sobre o Rizoma

"Descortinando o universo do cotidiano", este é o lema do podcast produzido pela Unijuí e Unijuí FM, que traz convidados para debater temas importantes da atualidade. O programa que vai ao ar nas quintas-feiras, das 10h às 11h, na Unijuí FM, também está disponível em podcast nas plataformas de streaming da internet. Ache o Programa.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.