Projeto Ciência para Todos será realizado na próxima semana - Unijuí

Projeto Ciência para Todos será realizado na próxima semana

O mercado de trabalho tem se apresentado cada vez mais competitivo, exigindo profissionais qualificados, com aportes diferenciados e preparados para atender diferentes demandas. Neste contexto, a pesquisa científica se apresenta como um diferencial, rompendo as barreiras do tradicional e apresentando soluções inovadoras e criativas para os problemas apresentados por cada setor da sociedade. Com estas perspectivas, a Unijuí vai desenvolver o projeto Ciência para Todos, no Centro de Eventos do campus Ijuí, na próxima semana.

O Projeto é uma iniciativa da Fidene/Unijuí, desenvolvido em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A Mostra Científica Interativa, que acontece entre os dias 21 e 25 de outubro, é uma ação aberta a toda comunidade e propõe a interação do público participante com a Universidade.

O Projeto também conta com o apoio do Demei, CNPq, Sociedade Brasileira de Computação e Sicredi, além de ter co-promoção da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da 36ª Coordenadoria Regional de Educação. O Ciência Para Todos também recebeu recursos de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Darcísio Perondi, totalizando R$ 500 mil.

As atividades ocorrem simultaneamente ao Salão do Conhecimento, maior evento de divulgação científica da região, promovido pela Unijuí. Saiba mais sobre este evento!

Atividades vão ocorrer em uma estrutura especialmente montada no campus Ijuí.

Confira mais detalhes sobre os Projetos envolvidos no Ciência para Todos

Durante o evento, os coordenadores dos projetos envolvidos no Ciência para Todos realizarão uma apresentação das respectivas atividades. Confira a seguir mais detalhes:

Meninas Digitais: a computação está presente em praticamente todas as carreiras. Esta iniciativa da Sociedade Brasileira da Computação (SBC) e da Unijuí busca:

- Ensinar as garotas a transformarem ideias em aplicativos;

- Divulgar os softwares desenvolvidos por estudantes na área da Computação;

- Despertar o interesse das estudantes para que conheçam melhor a área;

- Ensinar como as meninas podem ser futuras cientistas da Computação.

Feira de Matemática: é um processo educativo científico e cultural que alia vivências e experiências. Tem como princípios o caráter público não competitivo e um processo em rede e em movimento. Possibilita a promoção, o desenvolvimento, a socialização e o aperfeiçoamento de práticas educativas que favorecem a instituição de processos de aprendizagem em Matemática, contribuindo significativamente na formação e no desenvolvimento dos diferentes sujeitos envolvidos.

Física para Todos: na perspectiva de promover a difusão e a popularização da Ciência, em particular da Física, o projeto de extensão universitária “Física para Todos” desenvolve suas atividades em espaços formais e não formais de educação, por meio de um museu interativo itinerante de experimentos. Nessas exposições, o visitante é incentivado a interagir com os experimentos, sendo desafiado a explicitar suas próprias concepções sobre o fenômeno físico observado. Para esses eventos o projeto Física para Todos apresenta equipamentos/experimentos interativos envolvendo as áreas de Astronomia e Energias Renováveis.

MoEduCiTec: consiste num espaço interativo e formativo de estudantes e professores, pela socialização de aprendizagens produzidas em aulas, em todos os níveis, áreas de conhecimento e modalidades de práticas educativas. Objetiva fomentar a iniciação científica, pelo incentivo à divulgação de produções de estudantes e seus professores, com vista a promover criatividade, atitude investigativa e protagonismo estudantil, articulados ao desenvolvimento humano associado ao avanço do conhecimento.

Tech Day: destaca as ações de desenvolvimento tecnológico produzidas na Unijuí, apresentadas em uma Feira de Protótipos (destacando as cidades inteligentes e a internet das coisas), ações de eficiência energética, o Robô Day com a mostra de robótica, oficinas e, por fim, uma competição de sumô de robôs. Além disso, o evento vai contar com palestras e minicursos sobre os temas inovação, cultura digital, empreendedorismo e o Game Day que é basicamente uma feira de jogos eletrônicos e hardware, priorizando jogos e apps desenvolvidos no Brasil.