Mulheres na Pesquisa: a trajetória e o trabalho de pesquisadoras da Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Mulheres na Pesquisa: a trajetória e o trabalho de pesquisadoras da Unijuí

                  

A cada dia as mulheres batalham pela igualdade de gênero e consequentemente conquistam cada vez mais os seus espaços no mercado de trabalho. Na pesquisa não é diferente. Recentemente pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) conseguiram sequenciar em tempo recorde o genoma do coronavírus (SARS-CoV-2), coordenadas por Ester Sabino. A equipe levou apenas 48 horas para sequenciar o genoma deste vírus no primeiro paciente brasileiro infectado, enquanto outros países levaram cerca de 15 dias para atingir o mesmo objetivo.

Estamos chegando ao final do mês março, marcado como o mês da mulher. Dessa forma, para homenagear as mulheres pesquisadoras da Unijuí, preparamos este material especial, lembrando que, na Unijuí, do total de pesquisadores, 44% são mulheres. Pesquisadoras que fazem a ciência avançar diariamente:

Maria Margarete Brizolla, vinculada ao Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC) 

         

Trajetória profissional 

Concluiu a sua graduação em Ciências Contábeis na Unijuí, no ano de 1996. Além desta graduação, cursou Administração na Unijuí e em 2013 iniciou o Doutorado em Ciências Contábeis e Administração (FURB – BLUMENAU). Em 2018 realizou o Pós Doutorado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Atuação como pesquisadora na Unijuí

- A Responsabilidade Social Frente Às Dimensões Econômica, Social e Ambiental: Este projeto tem como objetivo  estudar a formação do conceito de responsabilidade social corporativa perante as diversas teorias (institucional, contingência, agência, stakeholders, stockholders, sinalização entre outras adequadas ao tema) tendo como referência a construção e aplicação do conceito no setor empresarial a partir de um novo papel da sociedade civil, dos novos comportamentos e tecnologias e assim permitir uma análise mais complexa das ações de responsabilidade social. 

- Sustentabilidade da Produção Rural: Propostas Alternativas para Os Pequenos Produtores da Região Noroeste do RS: Este estudo tem como objetivo analisar como os instrumentos de gestão podem contribuir com a sustentabilidade da produção agropecuária dos pequenos produtores da região noroeste do Estado do RS.         

Airam Sausen, coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática do Núcleo de Pesquisa do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng).

   

Trajetória profissional

Airam entrou para a graduação em Licenciatura em Matemática na Unijuí. Na sequência realizou Mestrado em Modelagem Matemática na Unijuí e Doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Campina Grande. Ao terminar o Doutorado prestou concurso para o Programa em Modelagem Matemática da Unijuí, onde é docente até hoje. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas a modelagem matemática do tempo de vida de baterias utilizadas em dispositivos móveis, e modelagem matemática em Smart Grids. Airam também exerce a função de Coordenadora desse Programa de Pós-Graduação, e é pesquisadora do Grupo de Automação Industrial e Controle.

Atuação como pesquisadora na Unijuí

- Aplicação de Modelos Matemáticos na Predição do Tempo de Vida das Baterias Que Alimentam Dispositivos Móveis: Este  projeto de pesquisa visa estudar, modelar e implementar diferentes modelos de descarga de bateria. A partir deste estudo pretende-se verificar qual modelo é mais indicado para simular e predizer o comportamento da bateria que alimenta os mais variados dispositivos móveis.                                                                

Joice Graciele Nielsson, vinculada Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos da Unijuí.

  

Trajetória profissional

Joice iniciou sua graduação em direito na Unijuí, foi bolsista de pesquisa e participou como voluntária no Projeto de Extensão Cidadania para Todos. Assim que finalizou a graduação, ingressou no Mestrado em Desenvolvimento da UNIJUI, e após finalizar o mesmo, iniciou o Doutorado em Direito na UNISINOS.

Neste meio tempo, iniciou a sua atividade como docente do Curso de Graduação em Direito, e posteriormente no PPGDireitos Humanos, além de coordenar uma Pós-Graduação em Justiça Restaurativa e Mediação.  

Em sua caminhada a pesquisa sempre esteve presente, especialmente nas temáticas de direitos humanos das mulheres. Atualmente, Joice integra o Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos, coordena dois projetos de pesquisa e integra outros dois. É pesquisadora recém-doutora FAPERGS, com apoio para desenvolvimento de uma pesquisa comparada acerca de direitos humanos, sexuais e reprodutivos das mulheres na América Latina. Seus projetos de pesquisa focam a situação dos direitos das mulheres, no contexto latino-americano e no Brasil, analisando alguns contextos críticos, como violência de gênero, processos de precarização e feminização da pobreza, a relevância e o desdobramentos do movimento feminista e a construção da igualdade de gênero. Ainda Lidera um qualificado grupo de pesquisadoras, de alunas, bolsistas e voluntárias de graduação, mestrado e doutorado que tem atuado na mesma temática, e perpetuado nessa tarefa pela pesquisa científica em gênero.

Atuação como pesquisadora na Unijuí

- A Atuação do Sistema Interamericano de Direitos Humanos em Questões de Gênero e Sexualidade e a Produção das Vidas Nuas de Mulheres e Pessoas Lgbttis:  O projeto  pretende identificar os avanços e possibilidades, e paradoxalmente os limites e dificuldades no alcance do SIDH quanto a proteção aos direitos humanos de mulheres e de pessoas LGBTTIs quanto a questões de gênero e sexualidade em um contexto cultural latino-americano marcado profundamente por traços machistas, patriarcalistas e heterosexistas

- Controle Reprodutivo Sobre o Corpo Feminino em Uma Perspectiva Biopolítica: Análise Comparada Acerca de Legislações, Políticas Públicas e Controvérsias Judiciais Sobre Planejamento Familiar e Esterilização de Mulheres no Brasil, Peru e Bolívia: A pesquisa visa analisar as legislações, políticas públicas e debates jurisprudenciais relacionado ao planejamento familiar e esterilização de mulheres no Brasil, em comparação com o Peru e Bolívia, analisando aspectos relacionados à dignidade humana, direitos humanos e fundamentais e proteção dos direitos reprodutivos e sexuais de meninas e mulheres nestes locais.  

- Diálogos: Tecendo Vidas Sem Violência de Gênero:  O projeto busca contribuir para a construção e perpetuação de uma cultura de não violência, que supere o machismo estrutural e a histórica desigualdade de gênero de nossa sociedade. Sua atuação prioritária se dará junto à Rede de Proteção à Mulher de Ijuí e região.   

Marli Dallagnol Frison, vinculada ao Programa de Mestrado em Doutorado em Educação nas Ciências

   

Trajetória Profissional

Graduada em Ciências nos Centros Integrados de Ensino Superior de Ijuí, em 1983. Logo após, em 1986, Marli se especializou em Química na Unijuí, realizou o mestrado em Educação nas Ciências, no ano de 1999 na Unijuí. Em 2012 a pesquisadora efetivou o seu doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E em 2019 Marli realizou o Pós-Doudorado em “O Conhecimento Científico Escolar”  na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Atuação como pesquisadora na Unijuí

- O conhecimento Científico-Escolar e sua relação com o desenvolvimento do psiquismo humano e com a formação da visão de mundo: Contribuições à luz da psicologia Histórico-Cultural: O projeto tem como principal objetivo ampliar e aprofundar conhecimentos na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, no que se refere: à apropriação dos conceitos científico-escolares pelos estudantes; as implicações dessa apropriação para o desenvolvimento do psiquismo do estudante. 

Eliane Roseli Winkelmann, vinculada ao ao Departamento de Ciências da Vida (DCVida) e Mestrado em Atenção Integral à Saúde (UNIJUÍ/UNICRUZ)

   

Trajetória Profissional 

Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Cruz Alta, Eliane fez mestrado em Ciencias biológicas, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2003. A pesquisadora ainda possui especialização em Acupuntura e Fisioterapia Cardio Respiratória e é doutora em Ciências Cardiovasculares, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Atuação como pesquisadora na Unijuí

 - Acompanhamento de pacientes desde a lista de espera até após o transplante renal: O objetivo do projeto é realizar um acompanhamento de doentes renais crônicos submetidos a transplante renal desde o momento pré cirurgia até 10 anos após o procedimento realizado em um hospital de grande porte na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

- Uso da Varfina em nível ambulatorial- Uma coorte de pacientes do Sistema Público de Saúde: O projeto coordenado junto da professora Christiane de Fatima Colet, tem como objetivo  acompanhar pacientes do município de Ijuí/RS em uso de varfarina para identificar eventos adversos relacionados à terapia e conhecer o itinerário do usuário pelo sistema público de saúde para resolução dos problemas. Trata-se de uma coorte prospectiva para acompanhar usuários do sistema público de saúde de Ijuí/RS em uso de varfarina.

- Perfil da relação saúde/doença dos indivíduos submetidos à exame por imagem em um serviço hospitalar no interior do estado do Rio Grande do Sul: O objetivo do projeto é traçar um perfil da relação saúde/doença dos indivíduos submetidos a exames de imagem em um serviço hospitalar no interior do Estado do Rio Grande do Sul a partir dos dados do prontuário do paciente e interpretação dos exames de imagem. 

- Perfil dos indivíduos submetidos à cirurgia cardíaca e hemodinâmica em um hospital no interior do estado do Rio grande do Sul: O Objetivo do projeto é traçar um perfil dos indivíduos submetidos a cirurgia cardíaca e/ou procedimentos da hemodinâmica e/ou eletrofisiologia, analisando as características clínicas dos pacientes, fatores de risco e história pregressa, assim como mortalidade, tempo de internação e procedimento. Pretendendo também, investigar nos pacientes submetidos a cirurgia cardíaca as variáveis intra-operatório e pós-operatório e comparar o perfil dos pacientes submetidos a cirurgia cardíaca com os submetidos a procedimentos da hemodinâmica e/ou eletrofisiologia. Além disso,  realizar análise por sexo, faixa etária, por tipo de procedimento cardíaco, verificar os medicamentos utilizados pelos pacientes submetidos ao procedimento cardíaco/hemodinâmica/eletrofisiologia durante o procedimento e durante a internação hospitalar.

Denize Da Rosa Fraga, vinculada ao Departamento de Estudos Agrários (DEAg) e Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade.

   

Trajetória Profissional

Graduada em Medicina Veterinária em 2008, realizou seu mestrado em Medicina Veterinária em 2010 e o seu doutorado em zootecnia em 2017, todos pela Universidade Federal de Santa Maria.

Atuação como pesquisadora na Unijuí

- Efeito de uso de suplemento energético pós-parto em vacas leiteiras: Tem por objetivo avaliar o efeito da suplementação do produto Puro Milk Suplemento Energético sobre a produção e qualidade do leite e a ocorrência de doenças clínicas, reprodutivas e metabólicas em vacas leiteiras.

- Homeopatia Veterinária no Controle da Mastite Bovina: projeto tem por objetivo geral avaliar o efeito da utilização do tratamento homeopático preventivo na ocorrência de mastites em vacas leiteiras.

-  Produto + Leite e sua Influência na composição e produção de leite de vacas: O presente projeto tem por objetivo geral avaliar o efeito da utilização Produto + Leite e sua influência na composição e produção de leite de vacas.

- Qualidade do Banco de Colostro de Leite Bovino de Propriedades Rurais: O projeto tem por objetivo avaliar a qualidade do colostro de vacas armazenado em propriedades da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul por refratômetro de Brix e a composição em relação à gordura, proteína, sólidos não gordurosos, lactose, sais, ponto de congelamento e condutividade conforme a raça dos animais, o número de partos e a estação do ano.

                               

     


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.