Dia do Pesquisador: profissional que é protagonista no avanço da ciência - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Dia do Pesquisador: profissional que é protagonista no avanço da ciência

                

Novas tecnologias que usamos no dia a dia, entendimentos sobre o comportamento humano, dinâmicas sociais e suas problemáticas, novos tratamentos de saúde e vacinas, como a tão aguardada para esta pandemia da covid-19, entre outros inumeráveis avanços. Todas estas conquistas passadas, presentes e futuras, são fruto de pesquisas e do trabalho árduo dos pesquisadores, em grande parte vinculados à Universidade como a Unijuí. Nesta quarta-feira, dia 08 de julho, é a data em homenagem a estes profissionais, o Dia do Pesquisador/Dia Nacional da Ciência.

A Unijuí, como instituição comunitária com mais de 60 anos de história na região Noroeste, desde o princípio acredita na importância da pesquisa. Desta forma, assume como uma de suas responsabilidades primeiras contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país por meio da pesquisa. “A produção de conhecimento é uma das características centrais das universidades. Aspecto que a diferencia de outras instituições de ensino superior como faculdades ou centros universitários. Por tal motivo, a Unijuí tem  a pesquisa como um  de seus valores fundamentais, bem como constitui um traço marcante da sua identidade institucional e da identidade de seus egressos. E como sabemos, não há pesquisa sem pesquisador, por isso, neste dia, aproveito para saudar a todos os professores e professoras que se dedicam intensamente à produção de conhecimento, particularmente, aos colegas da nossa instituição. Aproveito também a oportunidade para cumprimentar a nossos acadêmicos da graduação que fazem parte dos grupos de pesquisa e, de forma especial, a nossos estudantes de mestrado e doutorado que escolheram abraçar a vida de pesquisador e estão se preparando para isso”, observa o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Fernando González. 

Confira um vídeo da CAPES em homenagem aos pesquisadores brasileiros:

             

A Unijuí investe no fortalecimento dos Grupos de Pesquisa, estando atualmente em atuação 34 destes, incentivando a interação regional, a formação de redes de pesquisadores, a interação com empresas e a cooperação científica nacional e internacional. Também incentiva, desde o início da formação aos estudantes de Graduação, a participação e inserção em atividades de pesquisa, seja por meio de Projetos de Iniciação Científica, ou eventos, como o Salão do Conhecimento, entre outras iniciativas. Para além das atividades de Pesquisa na Graduação ou Pós-Graduação, uma importante característica é a busca na resolução de problemas locais, com assessoramento a empresas, ou por meio de parcerias com estas empresas e o Poder Público regional,na busca de alternativas e soluções, além da criação de novos produtos, gerando inovação local.

 

Na galeria acima, um pouco do universo da pesquisa da Unijuí em imagens

A Universidade possui diversos Programas de Mestrado e Doutorado, conheça um pouco mais sobre cada um deles:

Atenção Integral à Saúde: O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde. Saiba mais.

Desenvolvimento Regional: Tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando à formação e ao aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional. Busca a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas de intervenção nos processos de desenvolvimento de territórios socialmente construídos. Participa de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, valorizando o exercício da cidadania, a promoção do bem-comum e da qualidade de vida, com respeito à diversidade sociocultural dos territórios. Saiba mais.

Direito: O Programa tem como objetivo a geração e a consolidação da pesquisa e da produção científica, por meio da formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais qualificados para atuação na área do direito e afins, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a questão do reconhecimento, institucionalização e proteção dos direitos humanos. Além disso, o Programa pretende intervir na realidade por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas que possam contribuir para a maior consciência da centralidade dos direitos humanos, para as sociedades democráticas e para sua maior eficácia no interior dos Estados e na sociedade internacional. Saiba Mais.

Educação nas Ciências: O Programa busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar. Além disso, o Programa busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas. O Programa é credenciado pela CAPES/MEC, desde 1995, para oferta de Mestrado Acadêmico e desde 2009, para oferta de Doutorado.  Saiba Mais.

Mestrado Profissional em Rede - Educação Física: O Programa visa atender professores de Educação Física em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação docente.Também tem o objetivo de proporcionar o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País. Saiba Mais.

Modelagem Matemática: Atualmente, a modelagem matemática é utilizada em diversos problemas aplicados, e diferentes temáticas são focos de pesquisa no PPGMM tais como: identificação de sistemas, sistemas dinâmicos e controle de sistemas mecânicos nas engenharias, armazenamento e secagem de grãos, redes de sensores sem fio e planejamento de redes inteligentes (i.e., smart grids), robótica móvel, problemas que envolvem otimização, melhoramento vegetal, fisiologia de plantas cultivadas, produção de novos materiais para engenharia, controle e automação de sistemas, solução de integração em aplicações empresariais, microeletrônica, entre outros. Saiba Mais.

Sistemas Ambientais e Sustentabilidade: tem como objetivos formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar capaz de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como, no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental. Saiba Mais.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.