Unijuí e Universidade Politécnica do Equador firmam convênio para cooperação acadêmica - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí e Universidade Politécnica do Equador firmam convênio para cooperação acadêmica

              

Na manhã desta sexta-feira, dia 17, a Unijuí e a Universidad Politécnica Estatal del Carchi - UPEC, do Equador, realizaram uma videoconferência para firmar convênio de cooperação. O objetivo é desenvolver atividades de graduação e pós-graduação, como pesquisas conjuntas, intercâmbio de informação técnico-científica e formação de recursos humanos. No entanto, neste primeiro momento, a parceria terá foco nos cursos de mestrado e doutorado. 

Participaram da reunião o reitor Dr. Jorge Iván Mina Ortega e a Vice-Reitora Dra. Olga Teresa Sánchez Manosalvas, da UPEC, a reitora Dra. Cátia Maria Nehring e o Vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Dr. Fernando Jaime González, da Unijuí, além de um grupo de professores e assessores de ambas universidades. 

Interlocutor deste convênio, o professor Daniel Cenci, vinculado ao Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS), ao Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos e ao Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, salienta que o novo contexto e as novas tecnologias permitem a integração de professores brasileiros e equatorianos aos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu das Instituições, além da possibilidade de inclusão de mais áreas na colaboração internacional. Segundo o professor, em agosto iniciará a construção da proposta de trabalho entre os envolvidos neste convênio. 

A Unijuí assume compromisso com a internacionalização, tratando-se de um diferencial na formação dos estudantes e pesquisadores, pois qualificam o ensino e a pesquisa. Neste sentido, a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, observa que este convênio fortalece o que está elencado nas metas do Plano de Desenvolvimento Institucional -PDI. “Além disso, precisamos estabelecer estes convênios e materializar suas ações a partir da relação entre os pesquisadores das duas instituições, questão que se mostra como objetivo das da Unijuí e da UPEC”, salienta. 

Segundo o Vice-reitor da pasta de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, o professor Fernando Jaime González, “a formalização do convênio com a UPEC se alinha fortemente com a política de internacionalização da Universidade e se apresenta como uma boa oportunidade para ampliar as experiências formativas de nossos estudantes. Também demonstra a inserção internacional de nossos professores, como é o caso do Dr. Daniel Cenci, bem como de nossos Programas de Stricto Sensu. Tenho muitas expectativas com esta convênio de cooperação”, complementa.

Sobre a UPEC

A Universidade Politécnica do Estado de Carchi é uma instituição pública de ensino superior. Ela atende às demandas sociais por meio de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa, conexão com a sociedade e gestão, gerando conhecimento que contribui para o desenvolvimento econômico, social, científico-tecnológico, cultural e ambiental da região. 

Mais informações no site da Instituição.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.