Dia de Campo mostra o trabalho de melhoramento genético de plantas realizado por pesquisadores da Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Nesta sexta-feira, dia 25 de setembro, o Programa de Melhoramento Genético de Plantas, Grãos, Forrageiras e Cobertura de Solo, ligado ao Departamento de Estudos Agrários da Unijuí, realizou Dia de Campo no IRDeR, a Escola Fazenda da Universidade. Na programação, as empresas parceiras conferiram o andamento das atividades do Programa com foco em Forrageiras e Cobertura do Solo e puderam conhecer a estrutura da universidade e conversar com os pesquisadores sobre os trabalhos.

O Escritório de Relações Universidade-Comunidade da Agência de Inovação e Tecnologia da Universidade fez a abertura, mostrando as atividades que realiza para as empresas parcerias. Na sequência, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González e o chefe do DEAg, Osorio Lucchese, realizaram as saudações institucionais aos participantes. As atividades do Programa foram apresentadas pelo coordenador, o professor Dr. Emerson André Pereira.

O Dia de Campo foi uma promoção do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí, com seus cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e também o Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, a partir de diversas parcerias. Nesta primeira ocasião, foi exclusivo às empresas parceiras, sendo elas: Agrosul Sementes, Itaipu Sementes Mil Pasto, Copagril, Relva Comércio e Representações Agrícolas, Sementes Nativa, Sementes Kernel, Lopes Sementes, Krat Sementes da Terra, Agropohl Agronegócios, Chiapeta Sementes e Cometa Sementes Kudiess.

Já no o dia 02 de Outubro, será realizado o dia de campo com foco no melhoramento de grãos. Nesta ocasião, será com a empresa parceira Cisbra sobre a cultura da linhaça.

Programa prepara a primeira cultivar da Unijuí

O Programa Melhoramento Genético de Plantas, Grãos, Forrageiras e Cobertura de Solo propõe a empresas de sementes, indústrias de leite e carne, além de cooperativas do agronegócio, um acordo de Cooperação Técnica-Científica que tem por objetivo a obtenção de novas cultivares para o melhoramento genético de forrageiras e cobertura de solo. É coordenado pelo professor Dr. Emerson André Pereira, com a colaboração de um grupo de professores pesquisadores, Ivan Ricardo Carvalho, José Antonio Gonzales e Osorio Lucchese, além de outros professores de diferentes áreas, também com a contratação de estudantes bolsistas vinculados aos DEAg.

No segundo ano de atividades, os pesquisadores do Departamento já realizaram cerca de 2 mil cruzamentos de espécies de Aveia Forrageiras até aqui, com muito sucesso. São utilizadas três estratégias de melhoramento: hibridações, indução de mutações e seleção direta. Segundo os pesquisadores, está sendo feita a caracterização botânica e morfológica da primeira cultivar a ser lançada pela Unijuí, sendo que a perspectiva é firmar, com o Ministério de Agricultura, os termos de proteção intelectual e demais tramites nos próximos meses.

O melhoramento de plantas é um processo que se desenvolve a longo prazo – dez anos pelo menos para que se produza uma nova cultivar – e, no Brasil, há poucas universidades que possuem programa de melhoramento de plantas, em especial na região Sul. Entre os objetivos específicos do melhoramento genético de plantas destacam-se o aumento da produtividade de grãos, folhas; a melhoria da qualidade nutricional; ciclos diferentes; uniformidade; longevidade; resistência a adversidades ambientais (clima, solo, etc.); e resistência a doenças e resistência a pragas e aos pastejo. Esses caracteres, contribuem para a maior sustentabilidade dos sistemas de produção de grãos e de animais, com maior rentabilidade aos produtores e a toda a cadeia de sementes, carne e leite.

O Programa também está trabalhando com a empresa Cisbra em um Projeto para a cultura da Linhaça, resultados que serão apresentados no próximo encontro, dia 02 de outubro, também no IRDeR.

Imagens de arquivo do Programa.