Mestrado e Doutorado: a experiência de quem pesquisa na Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Mestrado e Doutorado: a experiência de quem pesquisa na Unijuí

              

A Unijuí possui programas de Pós-Graduação com cursos de Mestrado e Doutorado, todos recomendados pela Capes. Estes programas constituem em espaços reconhecidos e consolidados de formação de pesquisadores e de preparação para a docência universitária na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. São propostas para quem busca oportunidade de formação qualificada, com reflexão crítica e oportunidade de implicar-se em projetos de investigação em diferentes áreas do conhecimento.  

Os cursos da Unijuí são balizados por três pilares: formação de pesquisadores e professores universitários, a produção do conhecimento e o apoio ao desenvolvimento regional com base na pesquisa e na inovação, considerando as especificidades de cada área. “A minha experiência por esses quase quatro anos tem sido plural e recompensadora, desenvolvi, de forma efetiva, a visão crítica sobre diversos temas acadêmicos em disciplinas e o bem como o pensamento científico com a realização de pesquisa”, observa Fernando Parahyba, integrante da Modelagem Matemática e Computacional. 

Desta forma, o sistema de pós-graduação da Universidade cumpre um papel fundamental da Instituição: materializa compromissos fundamentais, como a produção de conhecimento e a formação de pesquisadores. “A experiência tem sido capaz de revelar novos cenários e perspectivas, além de agregar imensamente na minha vida profissional e acadêmica”, complementa Patrícia de Carli, estudante de Desenvolvimento Regional.  

Já segundo Brenda da Silva, egressa de Atenção Integral à Saúde, cursar Pós-Graduação na Unijuí foi uma experiência única. “A Universidade possui estrutura ímpar para a formação docente e para pesquisa. Proporciona contato e aprendizado nos mais diversos campos. E o caráter multiprofissional é agregador, justamente por proporcionar a troca de experiências e vivências com diferentes áreas, complementando assim a geração de conhecimento e preparando o mestrando para atuar sob um olhar multidisciplinar”, finaliza. 

Saiba mais sobre os cursos ofertados: 

Educação nas Ciências

 

O Programa busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar. Além disso, o Programa busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas. É credenciado pela CAPES/MEC, desde 1995, para oferta de Mestrado Acadêmico e desde 2009, para oferta de Doutorado. Confira os detalhes na página do Programa, neste link

Desenvolvimento Regional

 

Tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando à formação e ao aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional. Busca a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas de intervenção nos processos de desenvolvimento de territórios socialmente construídos. Confira os detalhes na página do Programa, neste link

Modelagem Matemática e Computacional

 

 

Tem como objetivo principal utilizar a modelagem matemática como temática fundamental em suas Dissertações e Teses, para a melhoria dos processos produtivos, em especial, no setor agroindustrial da região e do país, além da formação de profissionais nessa área para atuar no ensino superior e em empresas como docentes/pesquisadores e cientistas. Confira os detalhes na página do Programa, neste link. 

Direitos Humanos

 

Em como objetivo a geração e a consolidação da pesquisa e da produção científica, por meio da formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais qualificados para atuação na área do direito e afins, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a questão do reconhecimento, institucionalização e proteção dos direitos humanos. Além disso, o Programa pretende intervir na realidade por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas que possam contribuir para a maior consciência da centralidade dos direitos humanos, para as sociedades democráticas e para sua maior eficácia no interior dos Estados e na sociedade internacional. Confira os detalhes na página do Programa, neste link

Atenção Integral à Saúde

 

É um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde. Confira os detalhes na página do Programa, neste link

Sistemas Ambientais e Sustentabilidade

 

Tem como objetivos formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar capaz de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como, no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.