Unijuí integra evento internacional sobre Cooperativismo Latinoamericano - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí integra evento internacional sobre Cooperativismo Latinoamericano

         

O cooperativismo é um dos sistemas mais decisivos para promover a inclusão e o desenvolvimento social e econômico nos tempos atuais. As cooperativas promovem transformações multidimensionais em muitos territórios na América Latina e constituem-se  na maior rede global de organizações, formadas por pessoas e para pessoas, orientados pela solidariedade, ajuda mútua e a promoção da justiça e a garantia da vida.

Neste sentido, de 05 a 07 de novembro, acontece o XI Encuentro de Investigadores Latinoamericamos em Cooperativismo, sediado na Colômbia, reunindo renomados pesquisadores e estudiosos do cooperativismo no mundo, em especial, na América Latina, com mais de 400 inscritos. A Rede de Pesquisadores possui integração com a Aliança Cooperativa Internacional e também as diversas Redes Cooperativas orientadas pela Economia Solidária.

Esta edição será integralmente online e está focado no tema dos “Eventos e empreendimentos de transformação cooperativa”. Orientados globalmente pela Agenda 2030 das Nações Unidades (ODS/ONU), buscam o bem estar coletivo e a promoção do desenvolvimento sustentável.

A Unijuí integra a Rede através do professor pesquisador Doutor Pedro Luís Büttenbender. Ele se soma a vários outros pesquisadores brasileiros em cooperativismo. Nas últimas edições destes encontros, tem sido qualificada com a presença de professores, acadêmicos de Graduação e pós-graduação em gestão de Cooperativas e outros projetos de pesquisa voltados ao cooperativismo. 

De forma inovadora e diferenciada, nesta edição o Evento terá painéis de apresentação de pesquisas, sendo coordenadas de diferentes países. A Mesa Brasileira será realizada no dia 07.11.2020 (sábado), às 13h, sobre o tema: Transformaciones institucionales y políticas públicas voltados ao Cooperativismo. No Painel Internacional estarão pesquisadores do Brasil, Colômbia, Uruguai, Argentina.

O Professor da Unijuí, Pedro Luís Büttenbender destaca que o evento no cooperativismo potencializa a Unijuí, através de seus diferentes níveis de atuação no Ensino, Pesquisa e Extensão, como Universidade de  referência internacional no cooperativismo e desenvolvimento. Colabora de forma decisiva no processo de internacionalização da Unijuí, alinhado com a Agenda 2030 das Nações Unidas (ODS/ONU).

Programa detalhado disponível em
https://ciriec-colombia.org/2020/10/28/inscripcion-xi-encuentro/


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.