Covid-19: pesquisa da Unijuí vai avaliar condições de vida e saúde de usuários das Estratégias de Saúde da Família - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Covid-19: pesquisa da Unijuí vai avaliar condições de vida e saúde de usuários das Estratégias de Saúde da Família

            

A pandemia da covid-19 pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) já é considerada um dos maiores desafios sanitários da atualidade. O isolamento e distanciamento social foram adotados mundialmente como estratégia de controle da disseminação deste novo vírus. Contudo, esse isolamento que protege a saúde, também pode comprometer aspectos sociais, econômicos, psicológicos, educacionais e ainda acrescer a vulnerabilidade e a violência. Para avaliar estes aspectos, a Unijuí realiza uma nova pesquisa sobre o tema a partir desta quinta-feira, dia 12 de novembro, no município de Ijuí.

Esta pesquisa pretende avaliar as condições de vida e saúde de sujeitos adscritos às Estratégias de Saúde da Família no município de Ijuí durante a pandemia da covid-19.. Serão selecionados 698 pessoas, todos com mais de 18 anos, em condições cognitivas para responder a um inquérito; indivíduos que tenham algum tipo de dificuldade de falar e/ou ouvir por telefone. 

Considerando a situação imposta pela pandemia, o grupo de pesquisadores, que tem coordenação dos professores Evelise Berlezi, Márcio Strassburger e Paulo Viecili, com a integração de estudantes do curso de Medicina, se optou pela coleta dos dados por telefone, “contudo, faremos a coleta de assinatura e entrega do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido de forma presencial”, observa a professora Evelise.  

Serão coletadas informações sobre o perfil socioeconômico, demográfico e condições ambientais que os participantes estão submetidos; adesão ao distanciamento social e comportamento preventivo; sinais e sintomas e relacionados com a covid-19; presença de doenças, distúrbios musculoesqueléticos, comorbidades, acesso à serviços de saúde e uso de medicação; aspectos referentes à saúde mental, atividade física e tempo na frente de telas; alterações na qualidade do sono, mudanças de rotina e hábitos alimentares.

Já os procedimentos de pesquisa adotados para realizar a coleta dos dados, ocorrerão a partir das seguintes etapas: 

1º) Acesso a base de dados do SIMUS do município de Ijuí/RS selecionando os participantes a partir do filtro idade; 

2º) Sorteio da amostra; 

3º) Ligações telefônicas e identificação do participante sorteado, apresentação da pesquisa, consentimento e aplicação do instrumento da coleta de dados, ou agendamento caso o momento não for propício para responder ao questionário. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.