Estudantes da Unijuí têm trabalhos selecionados na Reunião Anual da SBPC - Unijuí

Estudantes da Unijuí têm trabalhos selecionados na Reunião Anual da SBPC

Quatro estudantes, bolsistas do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da Unijuí, foram selecionados para apresentar seus trabalhos na 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Cerca de 1,5 mil trabalhos foram inscritos e 300 selecionados para apresentação no encontro, que acontecerá de 18 a 24 de julho, de forma virtual.

Os trabalhos foram selecionados para apresentação na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), que é uma das atividades da 73ª Reunião Anual da SBPC e que congrega estudantes indicados e vencedores das jornadas das instituições de ensino brasileiras. A Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão realizou a indicação de oito trabalhos para o evento, que foram destaques no Salão do Conhecimento de 2020, com base em critérios de área e avaliação da Comissão Científica do evento e de consultores externos.

A estudante do curso de Agronomia, Cláudia Vanessa Argenta, foi selecionada com o trabalho “Inteligência Artificial na previsão da produtividade de grãos de trigo pela dose de fornecimento de nitrogênio com indicadores biológicos e ambientais”, orientado pelo professor José Antonio Gonzalez da Silva.

A acadêmica de Farmácia, Lauren de Oliveira Machado, participará com o trabalho “Restrição calórica altera contagem de linfócitos em ratos wistar machos obesos”, orientado pela professora Mirna Stela Ludwig.

Sob orientação da professora Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz, a estudante de Enfermagem, Pâmella Pluta, foi selecionada com a “Análise por questões do instrumento CTM-15 na perspectiva de pacientes oncológicos de um hospital geral do Sul do Brasil”.

O quarto trabalho selecionado, “Jejum intermitente de dias alternados não altera o consumo hídrico em animais alimentados com ração hiperlipídica”, é do acadêmico do curso de Medicina, Welerson dos Reis, orientado pelo professor Thiago Gomes Heck.

Com transmissão pelo canal da SBPC no Youtube – com exceção dos minicursos, transmitidos pelo Moodle e Zoom, a reunião contará com uma programação científica composta por conferências, mesas redondas, painéis, minicursos e sessão de pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica.

Realizada desde 1949, a Reunião Anual da SBPC tem o objetivo de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população. O evento é aberto ao público e somente há taxa de inscrição para quem quiser participar de minicursos ou submeter um trabalho.

Para mais informações, acesse portal.sbpcnet.org.br.