Trabalhos destaques na Iniciação Científica são certificados em cerimônia - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Trabalhos destaques na Iniciação Científica são certificados em cerimônia

Na noite desta quarta-feira, dia 27, aconteceu a Cerimônia de certificação dos trabalhos destaques da Iniciação Científica Ciclo 2019-2020. Os trabalhos destacados são todos referentes ao Salão do Conhecimento 2020, que teve como temática geral “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”. 

A cerimônia iniciou com a fala do professor coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unijuí, Maiquel Wermuth, sobre a importância e relevância da Iniciação Científica no processo de formação dos acadêmicos. “Por meio das pesquisas que são realizadas neste nível, o estudante de graduação tem a chance de aperfeiçoar seus conhecimentos teóricos e técnicos dentro da sua área de atuação”, comentou o professor. Além disso, foi abordado sobre o diferencial que a Iniciação Científica representa a nível profissional, especialmente para aqueles que objetivam a área acadêmica. 

A ex-bolsista de Iniciação Científica da Unijuí, Caroline Soschinski, foi convidada para relatar sobre a sua experiência com a pesquisa e a relevância da mesma em sua formação. Atualmente, Caroline está cursando doutorado no Texas, Estados Unidos, e afirmou que o ponto de partida para a sua relação com a pesquisa foi na Unijuí, especialmente no Salão do Conhecimento. “A Unijuí proporciona que os alunos conversem sobre pesquisa e isso é muito importante como um direcionador, porque para mim abriu um novo horizonte.”, comentou Caroline. Ainda, ela comentou sobre bolsas que conseguiu tanto para o mestrado quanto para o doutorado, sendo elas conquistadas pelos méritos com a iniciação científica.

Após isso, os bolsistas destacados por área de conhecimento foram certificados e parabenizados. Na área de Ciências Agrárias: Joélen Assmann Cavinatto, Claudia Vanessa Argenta, Anderson Dal Molin Savicki, Julio Daronco Berlezi e Carolina dos Santos Cargnelutti. Ciências Biológicas: Juliana Furlanetto Pinheiro. Ciências da Saúde: Bruna Schubert Megier, Gabriela Ceretta Flores, João Vinicius Müller Kaufmann, Lauren de Oliveira Machado, Pâmella Pluta, Vanessa Dalsasso Batista Winter, Welerson Roberto dos Reis, Ana Luiza Pess de Campos, Elisa Regina Buratti Basso e Felipe Rafael Passos. Ciências Exatas e da Terra: Diovana Jarosezwski da Rosa, Lucas Schwertner, Luís Gustavo Bohn e Suriel Artur Rogowski Gonçalves. Ciências Humanas: Karina Andressa Cavalheiro Zimmermann, Micheli Rohr, Giovana Smolski Driemeier, Luciana Rodrigues Lara e Emanuel dos Santos. Ciências da Engenharia: Pedro Gelati Pascoal, Patrick de Paula Borges, Edmilton Oliveira Stein e Cristina Schoefer Dessbesell. Ciências Sociais Aplicadas: Regis Natan Winkelmann, Kethlyn Mayara Mohnschmidt, Eduarda Franke Kreutz, Manuela Hamester Pause, Mariana Emilia Bandeira, Fernanda Viero da Silva e Quézia Celeste Vanzin.  

Por fim, foi apresentado um vídeo da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu entre os dias 18 e 24 de julho de 2021 e traz a experiência de quatro dos bolsistas de Iniciação Científica da Unijuí que participaram do evento: Claudia Vanessa Argenta, com o trabalho “Inteligência Artificial na previsão da produtividade de grãos de trigo considerando indicadores biológicos e ambientais”; Lauren Oliveira Machado, com o trabalho “Restrição calórica altera contagem de linfócitos em ratos wistar machos obesos”; Pâmella Pluta, com o trabalhos “Análise por questões dos instrumento CTM-15 na perspectiva de pacientes oncológicos de um hospital geral do sul do Brasil”; e Welerson Roberto dos Reis, com o trabalho “Jejum intermitente de dias alternados não altera o consumo hídrico em animais alimentados com ração hiperlipídica”. 

Por Krislaine Baiotto, acadêmica de Jornalismo da Unijuí 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.