Núcleo de Estudos de Marketing foca pesquisa no varejo e comportamento disfuncional do consumidor - Unijuí

Com o intuito de desenvolver trabalhos voltados ao estudo do marketing em âmbitos local, regional e internacional, foi criado em 2012 o Grupo de Pesquisa NEM – Núcleo de Estudos de Marketing na Unijuí. As pesquisas estão relacionadas às linhas de marketing de serviços e marketing e desenvolvimento, e visam trazer descobertas para o mundo acadêmico e contribuir para o gerenciamento das organizações. No âmbito internacional, o grupo é atendido com o foco na pesquisa em parceria com a entidade alemã Fachhochschule Gelsenkirchen, onde se estabelecem trocas de estudantes e professores.

O projeto inicialmente foi coordenado pela  professora Lurdes Marlene Seide Froemming e atualmente conta com a participação do professor, coordenador do projeto, Ariosto Sparemberger. Para o desenvolvimento, participam estudantes dos cursos de  gestão,  professores e empresas, visando  analisar problemas, descobertas, diagnósticos e alternativas.

Desde 2018, um dos temas estudados é o Comportamento Disfuncional do Consumidor no Setor Varejista. Conforme explica o professor, "o principal objetivo é identificar as consequências do comportamento disfuncional do consumidor para outros consumidores, funcionários e organizações, segundo a percepção dos gestores, que é o ambiente utilizado para o ato disfuncional do cliente.”

Segundo o professor, os resultados têm proporcionado um conjunto de informações que ajudam no processo de tomada de decisão dos gestores do varejo da região, fornecendo reflexões e análises estratégicas.

Para os estudantes das áreas de gestão e da comunicação, o marketing é considerado fundamental para formação. Neste sentido, “estudos e pesquisas desenvolvidos pelos estudantes, com orientação dos professores da área, além do que o curso já proporciona, agrega conhecimento e competências necessárias para que o profissional esteja apto a assumir funções específicas do marketing, gerando resultados competitivos para a organização”, segundo o professor.

Por Susan Pereira, acadêmica de Jornalismo da Unijuí