Grupo de Pesquisa da Unijuí desenvolve estudo visando bem-estar animal - Unijuí

Grupo de Pesquisa da Unijuí desenvolve estudo visando bem-estar animal

Visando o bem-estar animal, surgiu em 2018 o Grupo de Pesquisa em Produção e Bem-Estar Animal na Unijuí, com estudantes e pesquisadores que atuam na área de produção e qualidade de vida de um animal. As temáticas estudadas variam entre análise de dados aplicada à produção animal; etologia - produção e bem-estar animal; nutrição e alimentação animal.

O grupo visa atuar no cuidado com a saúde animal, trabalhando em pesquisas que buscam aumentar a sanidade dos animais, envolvendo parceria com empresas e a participação de cerca de 20 estudantes por semestre. Estes estudantes dedicam-se às pesquisas aplicadas à solução de problemas de campo ou à elucidação de dúvidas em relação a novas tecnologias do setor.

Conforme a coordenadora do grupo, professora Denize da Rosa Fraga, essas atividades são de extrema importância para a formação dos estudantes, pois impactam diretamente no fazer profissional após a formação. “O contato com a pesquisa proporciona ao estudante ver a profissão de uma nova perspectiva, sendo desafiado por problemas do campo”, destaca.
Atualmente, o grupo desenvolve a pesquisa “Perfil microbiológico de vacas com mastite de acordo com as condições climáticas”, que busca diagnosticar os agentes causadores de mastite em vacas e relacioná-los com condições climáticas. Os dados de um ano serão sistematizados a partir do banco de dados gerado pela Agropecuária Agro Estância, do município de Santo Cristo, a fim de gerar esclarecimentos acerca desta que é uma das patologias que mais impacta na produção leiteira de qualidade.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí