Curso de Ciências Econômicas forma profissionais com amplo mercado de atuação - Unijuí

Curso de Ciências Econômicas forma profissionais com amplo mercado de atuação

O profissional formado em Ciências Econômicas pode atuar em vários segmentos do mercado, entre eles agrícola, industrial, comercial, financeiro, de consultorias, planejamento, peritagem e arbitragem.

. ''As áreas de peritagem e arbitragem estão empregando cada vez mais economistas porque este é um instrumento que o juiz utiliza para ter uma base econômica em processos judiciais para cálculo de créditos, por exemplo. A economia do meio ambiente é outra nova área em expansão, especialmente em estudos de mensuração econômica de impacto ambiental”, explicou o coordenador do curso Romualdo Kohler.

Segundo Kohler, a variedade de opções pode ajudar na hora de arrumar um emprego. ''O economista pode atuar desde as áreas mais sociais até as mais exatas. Uma das vantagens da profissão é que tem espaço para os profissionais com os dois perfis, o que ajuda a desmistificar que a Economia é uma ciência exata, que trabalha somente com números'', disse o professor.

E continua: “O Curso de Ciências Econômicas da UNIJUÍ forma profissionais voltados para o planejamento do desenvolvimento, ou seja, com capacidade de intervir estrategicamente tanto nas organizações, nas mais diversas áreas, quanto no conjunto da economia”.

Neste cenário, o profissional formado em Ciências Econômicas pode atuar profissionalmente em diversas frentes. No setor privado a atuação se dá em bancos, corretoras, bolsas de valores e demais agentes do sistema financeiro, bem como em empresas de pequeno, médio e grande porte, seja do setor agropecuário, industrial ou de serviços, principalmente nas áreas financeira, de planejamento e de custos. Outra forte atuação do economista no mercado de trabalho diz respeito a institutos de pesquisa. O profissional também pode atuar como docente no Ensino Superior, em cursos de Graduação e Pós-Graduação.

No setor público o economista pode trabalhar em vários órgãos das esferas municipal, estadual ou federal, como em Secretarias de Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia e em Agências de Desenvolvimento. Também tem espaço nos bancos estatais.

Para conquistar uma vaga no mercado de trabalho, o professor orienta que os estudantes dediquem-se ao curso, preferencialmente realizando pesquisas e estágios na área. ''É fundamental manter-se atualizado dos assuntos do dia a dia em economia, o que exige muita leitura tanto da bibliografia da área, como de jornais e revistas especializados. É fundamental manter-se atualizado e, se possível, ingressar em uma pós-graduação, já que o mercado valoriza e remunera adequadamente bons profissionais'', orienta.

NOVIDADE A PARTIR DESSE VESTIBULAR

A novidade, a partir do Vestibular Verão 2014, é que os Cursos de Ciências Econômicas, Administração e Ciências Contábeis tiveram os seus Projetos Pedagógicos reestruturados, contemplando um Núcleo Comum de disciplinas. Assim, o aluno que cursar qualquer um deles pode optar por frequentar aulas do Núcleo Comum de Disciplinas em qualquer um dos 4 câmpus da Unijuí (Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos).

Esta nova proposição visa qualificar o processo de ensino-aprendizagem e melhorar a qualidade de vida dos alunos, uma vez que podem evitar o desgaste com viagens longas, despesas com deslocamento, alimentação e outras, o que resultará em mais tempo para estudo e lazer.

Os alunos dos três cursos encontrarão em qualquer um dos quatro câmpus espaços qualificados para estudo, pesquisa e práticas profissionais.