Agronomia:25 anos formando profissionais capacitados - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Agronomia:25 anos formando profissionais capacitados

 

Com 25 anos de história, o curso de Agronomia da UNIJUÍ forma profissionais capacitados para atuar em um amplo mercado de trabalho. O agrônomo é o profissional que estuda, analisa e acompanha os processos produtivos, desde quando se planta a semente até o cálculo dos estoques de produtos. Esse profissional estuda as melhores maneiras de se preparar o solo, de combater as doenças e pragas e de armazenar a produção.

A Agronomia estuda as ciências e técnicas usadas para melhorar a qualidade e a produtividade de lavouras, rebanhos e produtos agroindustriais. O agrônomo envolve-se em praticamente todas as etapas do agronegócio - do plantio ou da criação de rebanhos à comercialização da produção. Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra. Cuida da alimentação, da reprodução, da saúde e do abate de animais. Também gerencia a industrialização, o armazenamento e a comercialização de alimentos de origem animal e vegetal.

A área que pensa a agricultura, não apenas do ponto de vista econômico e produtivo, mas também do sustentável, a agroecologia, está em alta. O agroecólogo trabalha, por exemplo, com a produção de alimentos orgânicos e a cada dia ocupa um espaço maior no mercado de trabalho.

O Engenheiro Agrônomo pode atuar em áreas como construções rurais, irrigação e drenagem, topografia, fitotecnia, zootecnia, ecologia e recursos naturais renováveis, defesa sanitária vegetal, alimentos, nutrição animal, piscicultura e extensão rural. Ainda, dá conta do manejo e exploração de culturas, produção de sementes e mudas, classificação e levantamento de solos, controle da produção, administração e planejamento de propriedades agrícolas. Além disso, está habilitado para a pesquisa, experimentação, divulgação técnica, consultoria, perícias e elaboração e implementação de políticas de desenvolvimento agrícola.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.