Pedagogia: aprender e ensinar com ousadia e paixão - Unijuí

Pedagogia: aprender e ensinar com ousadia e paixão

A necessidade de formação de educadores é grande em nosso país, onde a população é predominantemente jovem. Nesse cenário, conforme desta a reportagem do Guia do Estudante da Editora Abril, a instituição escolar tem papel decisivo para tal, o que determina exigências sociais quanto à formação de educadores.

O curso de Pedagogia da UNIJUÍ capacita os profissionais para atuar nas instituições educativas, em especial nas escolas, na função de docência ou gestão. O pedagogo é preparado para entender, compreender, organizar e conduzir os processos pedagógicos nas instituições educacionais.  O currículo privilegia diferentes situações de aprendizagens, entre elas, seminários, eventos comunitários e ciclos de estudos, como o ENACED, Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia. Projetos de extensão e estágios também são os diferenciais deste curso. Um exemplo é o Projeto de Extensão “Programa de Formação Continuada de Professores”, que atende instituições das redes municipal e estadual dos municípios da região.

A formação de professores dos Cursos de Licenciatura da Unijuí tem por objetivo definir o conjunto de elementos necessários à consecução do perfil do egresso dos cursos de licenciatura, considerando a exigência de um trabalho coletivo e organicamente articulado entre os docentes que atuam na sua formação, desenvolvendo atividades de ensino, de pesquisa e de extensão com foco na formação de professores da educação básica, considerando as áreas de conhecimento e as especificidades dos cursos.

A partir destes pressupostos, o Curso conta com o Núcleo de Formação de Professores, cujas disciplinas que o estruturam são distribuídas entre os diferentes âmbitos de formação, propostos nas respectivas Diretrizes Curriculares, incluindo disciplinas de Formação Geral e Humanista, Formação Geral do Professor, Formação nas Áreas de Conhecimento e aquelas da Formação Específica.

Mercado de trabalho

Na área da docência, atua como professor de escola pública e privada na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio e na Modalidade Normal. Pode atuar ainda como supervisor pedagógico, gestor, administrador escolar ou coordenador educacional.