Vestibular Mais UNIJUÍ é realizado - Unijuí

Vestibular Mais UNIJUÍ é realizado

O Vestibular Mais UNIJUÍ foi realizado na manhã de domingo, 2, nos câmpus (Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi), Polo Ijuí e Unidade de Apoio EaD de Porto Alegre.

O Vestibular Mais UNIJUÍ 2014 é uma nova oportunidade para os estudantes que desejam ingressar em um dos cursos superiores oferecidos pela Instituição ainda no primeiro semestre de 2014. O resultado do Vestibular Mais 2014 será divulgado dia 04 de fevereiro, às 15h. O gabarito das questões objetivas será divulgado na segunda-feira, 3, no Portal UNIJUÍ.

O tema proposto para a redação do Vestibular foi “O uso de animais para experimentos científicos”. Conforme a coordenadora do Vestibular, Véra Fischer, “a temática visa proporcionar ao vestibulando a discussão sobre este assunto polêmico na sociedade, pois não envolve apenas cientistas, mas mais que eles, a população em geral, em especial os protetores de animais, englobando desde aspectos técnicos até emocionais”.

O vestibulando, no texto dissertativo-argumentativo deveria manifestar a sua opinião clara sobre o assunto, seja ela favorável ou contrária ao uso de animais para experimentos científicos.

“Para a Universidade é fundamental a discussão do tema, uma vez que conta com vários cursos na área da saúde humana e também, especialmente, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária, que tratam da saúde dos animais. Para tratar da saúde, tanto de humanos quanto de animais, se faz necessário pesquisar para encontrar novos métodos, procedimentos e medicamentos. A realização dessas pesquisas, muitas vezes, necessita de experiências com humanos e animais. Como fazer? Como não ferir princípios estabelecidos?, estas questões foram contempladas com a escolha deste tema. Assim, a universidade, em mais esta edição de vestibular, trata de um tema atual, buscando provocar o seu futuro aluno à reflexão e posicionamento, a partir de argumentos consistentes e coerentes’.

Na universidade, as questões referentes aos projetos que envolvem humanos e animais são discutidas por dois Comitês – o Comitê de Ética em Pesquisa e o Comitê de Ética no Uso de Animais, que são responsáveis, respectivamente, por analisar, aprovar ou não, projetos de pesquisa com o uso de humanos e de animais.

Além destes Comitês, recentemente a Capes/MEC recomendou o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (Mestrado), que está com inscrições abertas até 16 de março e o início do curso dar-se-á em maio de 2014. Este programa é uma associação entre a Unijuí e a Unicruz, o qual também irá, na sua Linha de Pesquisa II – Processos químicos e biológicos em saúde, “desenvolver pesquisa experimental e aplicada de forma interdisciplinar; e investigar e desenvolver biomarcadores por meio de estudos in vitro com modelos animais e com seres humanos”. O objetivo é a produção de conhecimentos científicos de forma a subsidiar e qualificar a atenção à saúde.

Para a vestibulanda do curso de Enfermagem, Michaela da Silva, o tema proposto para a redação foi bem atual e de fácil entendimento. “É um assunto que está bastante na mídia o que facilitou para a argumentação no texto”, afirmou.

Sala ambiente

Durante o período de realização da prova, pais, familiares e acompanhantes tiveram uma sala ambiente para tirar dúvidas sobre as bolsas e benefícios oferecidos pela instituição, além de lanche e café. Também foram sorteados brindes para os acompanhantes dos vestibulandos.

Confira a galeria de imagens.