Engenharia Civil: o profissional da área é responsável em projetar, gerenciar e executar obras - Unijuí

O Brasil forma 32 mil engenheiros civis por ano, mas esse número ainda é baixo. Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o país teria que formar 60 mil engenheiros anualmente.

O profissional formado em Engenharia Civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado.

No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

A tendência da área é a inserção do profissional na atuação em equipes construtoras de obras ligadas à infraestrutura urbana, de saneamento, de transportes e de unidades de armazenamento de grãos.

De acordo com a Coordenadora do curso de Engenharia Civil, Cristina Eliza Pozzobon, a tecnologia tem sido a ferramenta que dinamiza o trabalho. “Em praticamente todas as áreas de atuação e, em todas as atividades profissionais de Engenharia Civil, se faz uso de softwares especializados. Além disso, o mundo digital conecta os profissionais, permitindo que trabalhem de forma colaborativa em torno de um único projeto, ainda que não estejam compartilhando o mesmo espaço físico”.

Um dos grandes desafios para os profissionais dessa área para um futuro próximo será incorporar, de forma consistente, a sustentabilidade ambiental como uma das grandes características dos novos projetos.

Na UNIJUÍ, o curso conta com Laboratórios de Química, de Física, de Informática, de Topografia, de Geotécnica e de Pavimentação, Concreto, Cerâmica e Resistência dos Materiais. Além das atividades de ensino, o aluno pode se inserir em pesquisas e atividades de extensão, atuando ainda como bolsista do programa PET.

Os estágios colocam o aluno, ainda durante sua formação, em contato com a realidade profissional. Pensando nisso, o curso oportuniza a realização de estágios remunerados e de um estágio supervisionado. A UNIJUÍ oferta o curso de Engenharia Civil nos Câmpus Ijuí e Santa Rosa.