Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais: focado na gestão do empreendimento - Unijuí

Forma profissionais com capacidade para atuar diretamente no mercado de trabalho, na gestão de seus empreendimentos, implementando e atualizando processos de gestão e promovendo as mudanças.

O atual cenário de competição em que as empresas estão inseridas, além da necessidade de constante elaboração de estratégias de negócios, faz com que estes profissionais sejam cada vez mais requisitados no mercado.

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais tem por objetivo formar profissionais com visão empreendedora em processos gerenciais, com sólida formação conceitual e capacidade crítico-reflexiva, com competências tecnológicas para gerir negócios próprios ou de terceiros, postura ética, cidadã e sustentável, capazes de alavancar e potencializar o desenvolvimento dos negócios e, consequentemente, da sociedade em sua região de atuação.

O propósito do curso, oferecido na modalidade educação a distância (EaD), é voltado para a formação empreendedora, suficiente formação teórico-prática e formação técnica. Oferta em matrículas integrais; oportunidade de formação complementar; mediação da aprendizagem por professor regente e apoiado por tutores, podendo ter a atuação de monitores; acervo bibliográfico virtual; possibilidade de intercâmbios interinstitucional e internacionais; infraestrutura de conectividade de alto nível, com tecnologias de comunicação remota a serviço desse processo, bem como o uso de recursos audiovisuais.

De acordo com o Coordenador do Curso, professor Ivo Ney Kuhn, o curso oferece flexibilidade de horários e adequação aos sonhos profissionais. “O curso é ofertado em especial ao aluno que retorna aos estudos, aquele que já é profissional, este não vem só para estudar, vem para se aprofundar no que já sabe e no que necessita ao seu fazer profissional. Nesse contexto, se fez a opção de ir em direção ao aluno, especialmente o do Noroeste Gaúcho, que busca flexibilidade de horários, tem dificuldade de se deslocar para a universidade e que possui pouco tempo para atividades presenciais”.

A UNIJUÍ oferece conexão com a pós-graduação e enfatiza as cadeias da extensão e da pesquisa como estratégia de ensino e aprendizagem.

Os principais diferenciais requeridos pelo mercado são profissionais que saibam trabalhar em equipes, que construam redes de contatos, que saibam elaborar e avaliar planos de negócios, que saibam gerenciar negócios. Que estejam sintonizados com as novas tecnologias do mundo dos negócios. O foco do curso está voltado para micro, pequenos e médios empresários.

O Currículo é constituído de 25 disciplinas, que somam 1.635 horas e mais 30 horas de atividades complementares, totalizando 1.665 horas, distribuídas ao longo de 5 semestres letivos, com oferta de 5 disciplinas por semestre.  O curso tem duração de 2,5 anos. A oferta é semestral, com apenas um encontro presencial no semestre, para realização de provas finais.