Vestibular Unijuí: jornada tripla para alcançar os objetivos profissionais - Unijuí

Vestibular Unijuí: jornada tripla para alcançar os objetivos profissionais

Para quem ainda está em dúvida com relação ao Vestibular e o futuro profissional, ou, quem já se decidiu e vai realizar a prova na Unijuí, confira essa história de dedicação, que representa o perfil de muitos estudantes universitários.

Estudante, mãe e funcionária pública. Darlene Rohleder, 27 anos, que também acumula a função de Secretária Municipal de Assistência Social de Cândido Godói, cidade próxima a Santa Rosa. Uma jovem batalhadora, que apesar da pouca idade, já vivenciou muitos momentos de alegrias e dificuldades e decidiu que vai encarar uma jornada tripla para alcançar seus objetivos profissionais.

Ela iniciou sua graduação em Psicologia em 2008. Dois anos depois, trancou, para ser mãe. Em 2015, decidiu voltar. E, na metade deste ano, para concorrer a vereadora, trancou novamente, mas está prestes a reiniciar sua jornada.

Então, vamos conhecer essa história?

- Como é a experiência de residir em outra cidade e realizar o deslocamento para a Universidade todos as noites?

Quando iniciei o curso na Unijuí em 2008, eu residia em Santa Rosa, trabalhava durante o dia e todas as noites me deslocava para a faculdade. Já, em 2015, quando eu retornei, já havia me mudado para Cândido Godói, a 30 km de Santa Rosa.

Com toda certeza, existem mais dificuldades quando você não reside na cidade da Instituição, mas acima de tudo tem a força de vontade, a garra, o foco para chegar ao tão almejado objetivo.

- E a tripla jornada, ser mãe, trabalhar e estudar, como você concilia?

A vida da mulher muda completamente quando se torna mãe. O dia a dia é uma correria, trabalhar, estudar todas as noites, enxergar seu filho apenas uma hora por dia (isso dividido nos intervalos de almoço e antes da faculdade), não é um período fácil. Mas são escolhas que fizemos e quando decidi retornar ao curso em 2015, eu tinha conhecimento de que não seria tão fácil e eu não poderia deixar nada “pendente”.

Muitas vezes fui até a Universidade com o coração partido, pois havia deixado em casa meu filho febril, mas no dia teria uma prova ou apresentação de trabalho inadiável.Mas, sempre coloquei o lado positivo das coisas para as pessoas que estão ao meu redor, tanto no trabalho como em casa. Por isso, nunca procurei desculpas e empecilhos dizendo não poderei estudar, pois trabalho ou tenho um filho.

Exemplos positivos são as melhores coisas que podemos repassar aos nossos herdeiros, não estudo só para mostrar para ele que tem 6 anos que ele também terá que escolher algum curso (com o qual ele se identifique), mas luto dia após dia para ele perceber o quão fundamental é, sim, ter uma formação superior.

- Por que sentiu necessidade de retornar aos estudos?

A graduação superior é de fundamental importância e é por esse motivo que decidi que eu não poderia parar. Mesmo que comecei a estudar com 19 anos e retornei com 25 anos, nunca é tarde para retornar.

O curso de Psicologia para mim não é apenas uma formação, é sim um grande aprendizado para a minha vida pessoal e profissional.

Não vou parar, pois sei que meu objetivo não está mais tão distante, e que com o passar de cada semestre, me identifico com a escolha profissional que fiz.

E aí gostou da história da Darlene. Você quer fazer a sua história na UNIJUÍ? Faça a sua inscrição para o Vestibular de Verão 2017 e comece você também uma história de conquistas e realizações.