Projeto alia atividades físicas e de integração a favor da qualidade de vida na terceira idade - Unijuí

Franciele de Oliveira, estudante do Curso de Educação Física da Unijuí, não aprende na Universidade apenas sobre saúde física. O aprendizado vai além. A estudante é também estagiária do Programa Integrado para a Terceira Idade - PITI/UNIJUÍ, projeto de extensão vinculado ao Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí, que aproxima a Universidade de ações voltadas à comunidade. “A gente transfere o que aprende, mas também aprende muito com eles porque, afinal, eles já têm bastante idade, uma experiência maior que a gente. Então, para nós, é uma escola também”, afirma a estudante.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Leopoldo Schonardie Filho, o objetivo é oferecer aos idosos da comunidade atividades físicas, esportivas, de lazer e integração social, visando a saúde e o bem-estar desses indivíduos. Além dos benefícios para a saúde dos participantes, o projeto também proporciona um espaço didático pedagógico de ensino, pesquisa, extensão e administração para os estudantes e professores da Unijuí e pesquisadores externos.

O grupo da terceira idade faz, sob orientação dos bolsistas, aulas de ginástica, musculação, jogos adaptados, dança, excursões e atividades sociais em favor da comunidade externa. As aulas são realizadas em dois dias da semana nos turnos da manhã e da tarde no Laboratório de Atividades Físicas e Promoção de Saúde, Sala dos Espelhos e Ginásio Poliesportivo.

Segundo o professor Leopoldo, o projeto espera desenvolver nos idosos qualidade de vida que proporcione um bem-estar saudável, maior integração social e política no meio em que vivem. “É um Programa que oferece ao idoso a possibilidade de permanecer como uma pessoa ativa e saudável, por meio de ações no mundo ginástico, esportivo e de lazer, colaboradora na área da pesquisa e ações sociais na comunidade”, comenta o professor. O momento de fazer a diferença é agora. As inscrições para o Vestibular de Inverno 2018 da Unijuí estão abertas até o dia 24 de junho. Inscreva-se e transforme o mundo em que você vive, assim como a Franciele.