João: a Universidade como espaço para expandir negócios e agregar conhecimento - Unijuí

João: a Universidade como espaço para expandir negócios e agregar conhecimento

João Fernando Weber é um jovem empresário de apenas 26 anos, estudante de Engenharia Elétrica da Unijuí, e protagonista da Campanha de Vestibular de Verão 2019. Um sonhador que encontrou na Unijuí a oportunidade de expandir seus negócios, por meio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec).

O estudante começou sua história na Unijuí como bolsista CNPq, durante dois anos dedicou-se à área da pesquisa. Após, resolveu experimentar a área da indústria. “Comecei a trabalhar em uma indústria metalúrgica como projetista. Em 30 dias larguei o emprego, notei que a empresa estava sendo mal administrada e todo o trabalho que eu despendia desenhando não tinha muita serventia, devido à estagnação dos maquinários da empresa. Deste dia em diante resolvi começar a minha trajetória como empresário”, relata.

João administra duas marcas: a Doled, fundada em 2014, e a Base Orgânica, fundada em 2018. Ambas são voltadas para o consumidor final, por meio de vendas online, via e-commerce, vendendo luminárias de LED de alta potência para aquários marinhos e plantados, e mini estufas voltadas para o público vegano ou de apartamento em grandes centros urbanos.

A escolha por estes dois mercados ocorreu, de acordo com o estudante, devido à pouca concorrência e por grande parte dos produtos serem importados, o que eleva a lucratividade, não sendo necessário produzir em grande escala. “São nichos de mercado específicos, o público-alvo é de classe média-alta, com alto grau de exigência e complexidade. Com isso é muito gratificante ver que a empresa cresceu tecnologicamente nos últimos anos, hoje chegamos a ser referência no mercado nacional e possuímos depósito de marcas e patentes”, destaca João.

O empreendedor afirma que realizou mais um sonho neste ano e a Unijuí foi uma das protagonistas dessa realização. “Viajei para a Feira de Hannover, na Alemanha, no mês de abril, com o objetivo de conhecer e observar as tendências da indústria, essa que é a maior feira tecnológica do mundo para a indústria. Consegui absorver e implementar meios e processos dentro da minha empresa, reduzindo gargalos, custos de produção e pude observar quais serão as tendências para os próximos anos, a fim de nos prepararmos melhor para isso. A Universidade me auxiliou, juntamente com o Sebrae, com orientação e aporte financeiro, sem ambos não seria possível ter conquistado essa viagem”, acrescenta o estudante.

João ainda afirma que sem a Unijuí e a Criatec (Incubadora de Empresas da Universidade), o seu negócio não estaria no patamar em que está hoje, pois iniciou seu negócio nos fundos de casa e hoje tem um prédio próprio da empresa, isso em apenas três anos. “O apoio entre as instituições é vital e deveria ocorrer mais frequentemente em todo o país. Acredito que com o poder do conhecimento que a Universidade e empresas privadas possuem, ambas trabalhando em sincronia, temos um grande potencial para a inovação e isso nós podemos inclusive quantificar e afirmar, pois 100% das empresas incubadas ou graduadas ainda estão no mercado de trabalho, é uma taxa de sucesso de 100% em meio à crise econômica”, finaliza o estudante.

Vestibular Verão 2019 – Se você também quer encontrar o seu melhor, como o fez o João, inscreva-se para o Vestibular de Verão da Unijuí. As inscrições estão abertas até o dia 25 de novembro, no Portal da Unijuí. Inscreva-se e encontre o melhor de você!