Vestibular: Conheça o Programa Integrado de Formação de Engenheiros - Unijuí

Vestibular: Conheça o Programa Integrado de Formação de Engenheiros

Os interessados em se tornar profissionais da área da engenharia têm uma nova opção de oferta na Unijuí, campus Santa Rosa. O Programa Integrado de Formação de Engenheiros, que contempla os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia de Software, é constituído de ofertas associadas aos cursos, a partir de suas respectivas diretrizes curriculares nacionais e áreas de conhecimento, visando a excelência acadêmica e a preparação do egresso para atuar em ambientes multiprofissionais e complexos.

De acordo com o coordenador dos cursos de Engenharia do campus Santa Rosa, professor Mauro Fonseca Rodrigues, o desenvolvimento passa pela Engenharia. “Criamos um movimento institucional no Campus para atender a realidade de Santa Rosa, desenvolvendo o polo metalmecânico, aprimorando as indústrias de software, criando melhor infraestrutura para transporte, energia e comunicação. O perfil do profissional egresso das Engenharias da Unijuí é focado no desenvolvimento e, para isso, receberá uma formação completa e integrada com as demais Engenharias.  Assim, esse programa está planejado para inserir no mercado de trabalho profissionais muito bem formados, qualificados pela Unijuí, com uma mensalidade que cabe no bolso das pessoas”, ressalta Mauro.

Os cursos têm mais de 50% de suas cargas horárias integradas a partir da oferta de disciplinas comuns, que constituem importantes núcleos de formação básica e profissionalizante para cada um dos Programas. Confira na Página do Vestibular da Unijuí mais detalhes sobre os benefícios e as formas de pagamento.

Saiba mais sobre os cursos do Programa Integrado de Formação de Engenheiros

Onde cursar: Ijuí e Santa Rosa

Turno: noturno

Prepara para atuar com projeto, execução e fiscalização de edificações residenciais e comerciais, instalações industriais e rurais, estradas, pistas de rolamentos e aeroportos; sistema de transportes, de abastecimento de água e de saneamento; portos, rios, canais, barragens e diques; drenagem e irrigação; pontes e grandes estruturas; etc, com qualidade, segurança, funcionalidade, conforto e economia.

Engenharia Elétrica

Onde cursar: Ijuí e Santa Rosa

Turno: noturno

Prepara para atuar na área de distribuição de energia elétrica urbana e rural, na área da construção civil, executando projetos elétricos residenciais, comerciais e industriais. Com consultoria nas áreas de qualidades de energia e eficiência energética e, ainda nas áreas de manutenção e desenvolvimento industrial.

Engenharia de Produção

Onde cursar: Santa Rosa

Turno: noturno

Forma Engenheiros de Produção com sólido embasamento científico-conceitual, matemático, tecnológico, econômico e social, com competências técnicas para analisar, avaliar, projetar, otimizar e gerenciar sistemas de produção de bens e serviços de forma empreendedora, crítico-reflexiva, proativa, criativa e inovadora; associadas às competências comportamentais de postura ética, cidadã e sustentável, com responsabilidade social, política e ambiental.

Engenharia Mecânica

Onde cursar: Santa Rosa e Panambi

Turno: noturno

Prepara para elaborar projetos de desenvolvimento de produtos, automação de sistemas, produção e manufatura de máquinas, equipamentos, instalações, veículos e outros produtos das indústrias mecânicas. Além disso, o profissional é capacitado para realizar simulação numérica e experimentação de protótipos, estudo dos materiais empregados na construção de máquinas e equipamentos, supervisão e administração dos processos de fabricação, montagem e manutenção, atuação em indústrias e incubadoras de base tecnológica, administração da produção e gerenciamento de sistemas da qualidade.

Engenharia de Software

Onde cursar: Santa Rosa

Turno: noturno

Softwares e aplicativos estão cada vez mais presentes nas nossas vidas. Vivemos cada vez mais conectados e integrados às mídias digitais, por meio de diferentes tecnologias. Neste contexto, o (a) Engenheiro (a) de Software é cada vez mais requisitado para a tomada de decisões e, principalmente, para determinar a inovação da infraestrutura de software dos sistemas de computação. Com a Quarta Revolução Industrial e com o avanço da Internet das Coisas é imprescindível a presença deste profissional para a escolha de técnicas e ferramentas apropriadas ao planejamento de cada sistema.

Faça parte desse universo de possibilidades e encontre o melhor de você em uma universidade completa e bem avaliada pelo MEC. As inscrições para o Vestibular de Verão da Unijuí estão abertas até o dia 25 de novembro no Portal da Unijuí.