Vestibular: conheça o Programa Integrado de Formação de Educadores - Unijuí

Vestibular: conheça o Programa Integrado de Formação de Educadores

Os interessados em se tornar profissionais na área da educação têm uma nova opção de oferta na Unijuí: o Programa Integrado de Formação de Educadores. O Programa contempla os cursos de História, Letras: Português e Inglês, Matemática, Pedagogia e Educação Física.

De acordo com a professora Vânia Fischer Cossetin, o Programa de Formação foi pensado a partir de eixos temáticos. “Serão seis eixos temáticos, dos quais a gente vai dispor inicialmente: condução pedagógica, condição humana, sociedade e cultura, conhecimento, formação escolar e do professor, e especificidade da área de formação. Uma das características centrais dessa formação é que há um atravessamento via pesquisa, então o estudante, assim que começa o curso, é tomado pela formação na pesquisa. Essa centralização na pesquisa é um dos grandes diferenciais”, comenta.

O Programa é constituído de ofertas associadas aos cursos a partir de suas respectivas diretrizes curriculares nacionais e áreas de conhecimento, visando a excelência acadêmica e a preparação do egresso para atuar em ambientes multiprofissionais e complexos.

Os cursos têm mais de 50% de suas cargas horárias integradas, a partir da oferta de disciplinas comuns que constituem importantes núcleos de formação básica e profissionalizante para cada um dos Programas. Confira na Página do Vestibular da Unijuí mais detalhes sobre os benefícios e as formas de pagamento.

Saiba mais sobre os cursos do Programa Integrado de Formação de Educadores

História - Licenciatura

Turno: noturno

Prepara para atuação no ensino de história na educação básica, séries finais do ensino fundamental e ensino médio. Prepara para a contextualização de questões emergentes no mundo contemporâneo, discutindo as problemáticas que atingem a história geral e do Brasil, bem como, para fazer análises de estruturas e conjunturas. Para se posicionar criticamente perante os acontecimentos através da intervenção social em palestras e produção de análises em forma de artigos tanto para a imprensa como para periódicos.

Letras: Português e Inglês - Licenciatura

Turno: noturno

Prepara para atuação no ensino, na educação básica, ensino fundamental e médio. A linguagem é o que permite ao homem constituir-se enquanto tal. A língua, por sua vez, é um dos elementos identitários de um povo. Pensando nisso, o curso prepara para utilização da linguagem e, mais especificamente, das línguas portuguesa e inglesa em suas condições reais de uso, seja por meio da fala, da escrita ou da leitura.

Matemática - Licenciatura

Turno: noturno

Prepara para atuar como professor na educação básica, ensino fundamental e médio, desenvolvendo formas de leitura crítica da realidade, na busca de novos tipos de relações entre a sociedade, a educação, a tecnologia e o ambiente, de forma a contribuir para a construção de uma vida melhor para todos os sujeitos envolvidos no processo educativo.

Pedagogia - Licenciatura

Onde cursar: Santa Rosa e Ijuí

Turno: noturno

Prepara para atuar na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na gestão dos processos educativos e, no ensino médio. Para compreender, organizar e conduzir os processos pedagógicos nas instituições educacionais, atentos às diferentes posições subjetivas de uma criança, de um adolescente e de um adulto, que constituem-se a partir de suas relações com o meio e com as pessoas com as quais convivem no contexto educacional em que se inserem.

Educação Física - Licenciatura e Bacharelado

Onde cursar: Ijuí e Santa Rosa

Turno: noturno

O curso prepara para atuar com práticas corporais, na atenção à saúde coletiva e individual, em educação em saúde, na orientação de atividades de lazer, bem como, para realizar a gestão de serviços públicos e privados de atividades físico-esportivas. Também, no planejamento e condução de projetos de iniciação esportiva em diferentes espaços sociais e com diferentes grupos populacionais.

Faça parte desse universo de possibilidades e encontre o melhor de você em uma universidade completa e bem avaliada pelo MEC. As inscrições para o Vestibular de Verão da Unijuí estão abertas até o dia 25 de novembro no Portal da Unijuí.