Prova do Vestibular de Verão 2019 da Unijuí foi realizada neste domingo, 02 de dezembro - Unijuí

Os candidatos foram recebidos nos quatro campi da Universidade para realizar a prova.

A manhã deste domingo, dia 02 de dezembro, foi de Vestibular de Verão na Unijuí. A Universidade abriu as portas de seus quatro campi, localizados nas cidades de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa, para receber os candidatos às mais de 2 mil vagas disponíveis, em diferentes áreas do conhecimento.

A prova, que foi realizada das 8h30 às 12h30, contava com 40 questões objetivas, mais a elaboração da redação, que nesta edição do Vestibular abordava o tema “Como o analfabetismo funcional influencia a relação com as redes sociais no Brasil”. Como subsídio para a escrita, a prova apresentava um texto publicado na BBC News Brasil, em novembro deste ano, cujo conteúdo trazia uma pesquisa que aponta que 30% da população adulta não está plenamente alfabetizada, mas mesmo assim não deixa de acessar as redes sociais. No entanto, a falta de repertório desses analfabetos funcionais faz com que o acesso a essas plataformas seja limitado.

De acordo com a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, como de costume a Universidade propõe um tema atual e que sugere ainda uma reflexão para a vida, já que os jovens estão inseridos no contexto das redes sociais. “Entendemos que ao trabalhar com estudantes de ensino superior e diploma-los, estamos formando profissionais para que tenham além da capacidade técnica, capacidade crítica, reflexiva e ética, nesse contexto entendemos ser fundamental abordar temas dessa natureza”, complementou.

Os familiares dos vestibulandos também foram recebidos na Unijuí com música, café da manhã e uma estrutura preparada para tirar dúvidas e fornecer informações sobre a Universidade, enquanto aguardavam a realização da prova. Coordenadores de cursos e professores de todas as áreas também estiveram presentes para conversar com os pais.

A professora Cristina indicou que todo o processo ocorreu conforme o planejado e que ainda não foi encerrado, pois o gabarito será divulgado nesta segunda-feira, dia 03 de dezembro, pelo Portal da Unijuí, em unijui.edu.br/vestibular. Na terça-feira, dia 04, sai a lista dos aprovados e as matrículas iniciam no dia 05, quarta-feira. As informações referentes à matrícula também podem ser conferidas no Portal do Vestibular.

Confira uma galeria com as imagens da manhã de Vestibular na Unijuí: