Tradição na área da saúde: conheça melhor esta história da Unijuí - Unijuí

Tradição na área da saúde: conheça melhor esta história da Unijuí

O curso de Medicina já é uma realidade na Unijuí. Após intenso trabalho e mobilização regional para esta conquista, a Unijuí será a única instituição do Noroeste a ofertar este curso. Novos médicos serão formados, coroando uma tradição da Universidade: a oferta de cursos na área da saúde.

Desde a década de 1980 a Unijuí possui cursos nesta área. O resultado deste movimento foi uma verdadeira transformação na saúde regional: formação de profissionais qualificados, desenvolvimento da pesquisa e de extensão, residências, um Programa de Mestrado, entre outros importantes projetos. Com isso, a Instituição já formou mais de 4,5 mil profissionais em diversas áreas da saúde, pessoas que, em sua maioria, trabalham em municípios de toda a região, atendendo a população nas diferentes áreas da saúde.

Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Ciências Biológicas, Estética e Cosmética e mais recentemente Biomedicina, ligados ao Departamento de Ciências da Vida (DCVida) e Educação Física e Psicologia, ligados ao Departamento de Humanidades e Educação (DHE), são os cursos ofertados na área.

Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, além de qualificar novos profissionais de saúde, os cursos também contribuem para a ampliação dos serviços ofertados para a comunidade local e regional. As atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação qualificam a rede assistencial e fomentam o debate sobre novas tecnologias para a área.

A formação superior em saúde na Instituição sempre foi construída alinhadas as políticas públicas e orientações do Ministério da Saúde, constituindo profissionais comprometidos com a realidade epidemiológica e sociocultural local e regional, além dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Mestrado e Residências

Buscando desenvolver pesquisas, produção de conhecimento científico e formar profissionais críticos, reflexivos e com competência técnica, capazes de intervir na realidade por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos e a população estão inseridos, a Unijuí oferta o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, um projeto em associação com a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

A Instituição também oferta, há mais de cinco anos, programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, ambos em parceria com a FUMSSAR/Santa Rosa/RS, além de diversos cursos lato sensu.

Faça parte desta história

O Vestibular de Medicina está com inscrições abertas. Pode ser feita no Portal da Universidade até o dia 17 de fevereiro. Para validar a inscrição, que terá um valor de R$ 180, os candidatos obrigatoriamente deverão ter prestado o Enem a partir do ano de 2015, obtendo no mínimo 450 pontos.

Os candidatos terão que realizar uma prova com 40 questões objetivas e elaborar uma redação, em no máximo 4 horas, no dia 24 de fevereiro, em Ijuí, de forma presencial. Outro detalhe deste edital diz respeito à aprovação dos futuros estudantes do curso: para garantir uma das 30 vagas na primeira turma, os candidatos serão avaliados pela nota obtida na prova do concurso Vestibular, aplicado pela Universidade, e pela nota global do Enem, ou seja, será realizada uma média dessas duas notas para determinar a classificação final. Além disso, candidatos que cursaram todo o ensino médio e o concluíram em escolas – públicas ou particulares – de um dos cinco Coredes da região Noroeste (Noroeste Colonial, Fronteira Noroeste, Missões, Celeiro e Alto Jacuí) terão cinco pontos somados à média final do processo seletivo.