Estudantes de Medicina iniciam a interação com a comunidade - Unijuí

Estudantes de Medicina iniciam a interação com a comunidade

Os estudantes da primeira turma de Medicina da Unijuí iniciaram o processo de interação com a comunidade no primeiro semestre de 2019. A turma visitou o Sistema Municipal de Saúde de Ijuí (SMS) com o objetivo de conhecer e compreender o funcionamento da rede assistencial do município.

Durante as visitas orientadas, os estudantes puderam dialogar com os usuários a fim de identificarem as necessidades e a organização estrutural do sistema. De acordo com o estudante Rubens Zanchet Zanatta, a turma também participou de uma palestra sobre o funcionamento do SMS em praticamente todas as instâncias, desde as portas de entrada do SUS, nas Unidades Básicas de Saúde, até os procedimentos de média e alta complexidade.

“Conhecemos todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs), tanto na parte da gestão de recursos, como na parte do atendimento da população. Também ouvimos depoimentos de alguns funcionários do SMS, que nos explicaram como é a rotina de um profissional da saúde inserido nesse meio: as dificuldades, os desafios que precisam ser superados, o que funciona bem, o que poderia ter o funcionamento aprimorado”, comenta.

A proposta do curso é de inserção precoce e progressiva dos estudantes na rede de atenção à saúde, com o objetivo de proporcionar uma formação próxima da realidade da população e da atividade profissional. Para Héllen Engroff Guimarães, estudante do Curso, conhecer as estruturas das unidades básicas de saúde contribui para a formação de qualquer profissional da área.

“Essas atividades criam no estudante sensibilidade e um senso maior de como se alicerçam as bases da saúde pública, em sua aplicação. A partir disso é possível dar início ao desenvolvimento de um profissional engajado com essas políticas, que regem a saúde do país. Por isso, visitas como essas são tão importantes e necessárias para a formação do futuro profissional”, comentou a estudante.

A próxima atividade da turma é conhecer o Sistema Municipal de Saúde de Santa Rosa. Entre os locais que serão visitados está a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR).