Protagonista da campanha de Vestibular de Inverno fala sobre a força das mulheres no mercado de trabalho - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Protagonista da campanha de Vestibular de Inverno fala sobre a força das mulheres no mercado de trabalho

Egressa do curso de Engenharia Elétrica da Unijuí e protagonista da campanha de Vestibular de Inverno 2019, Ana destaca a importância da valorização feminina. 

Segundo informações do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), de 100 mil profissionais registrados pelo Conselho no Estado, apenas 12 mil são mulheres. Ainda existe o tabu de que algumas profissões são mais masculinas, mas existem também muitas mulheres determinadas a quebrar esses padrões. Uma delas é Ana Carolina Monteiro, egressa do curso de Engenharia Elétrica da Unijuí.

Ana se encantou pelo universo das exatas ainda na escola e desde cedo buscou ocupar seu espaço. “Tive grandes professoras de matemática na escola, o que despertou minha afinidade com as exatas. Então, quando fiz o ensino técnico em eletrotécnica, percebi que a simples presença de uma menina nesse ambiente causava espanto, decidi que queria ver aquele espanto mais vezes”, conta a engenheira. Já dentro do curso de Engenharia Elétrica da Unijuí, Ana diz ter se encontrado na área, a partir da convivência com diferentes professores e especialistas nas mais diversas áreas, o que facilitou a criação de vínculos e a identificação com a profissão.

Quanto ao mercado de trabalho para as mulheres, ela acredita que os cargos têm se desenhado para uma equidade salarial, com ofertas de vaga gerais em mesmas condições para homens e mulheres. No entanto, acredita que no momento “as empresas ainda precisam trabalhar a gestão para assegurar condições de desenvolvimento justas em seu processo”.

A engenheira também acredita que o processo de valorização deve começar ainda durante a formação. “Respeitar a fala e o posicionamento das colegas é um passo importante, que começa dentro do próprio curso e se estende ao mercado de trabalho”, defende.

Para quem sonha em conquistar seu espaço na Engenharia, Ana aconselha: “procure a Universidade, conheça o curso e tire suas dúvidas. Mas, acima de tudo, confie seu potencial de evoluir a partir de uma base de instrução sólida, você é tão capaz quanto qualquer pessoa”.

Vestibular - Se você também sonha em transformar seu futuro na Universidade e conquistar seu espaço, pode se inscrever até o dia 30 de junho no Vestibular de Inverno da Unijuí. Para fazer a inscrição basta acessar unijui.edu.br/vestibular.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.