Do ensino técnico para o superior: a importância de continuar investindo na educação - Unijuí

Rafael Fischer é estudante do curso de Design da Unijuí. Porém, antes de ingressar na educação superior, optou pelo ensino técnico, curso que iniciou aos 15 anos. “Escolhi fazer o técnico pela facilidade, já que a escola oferecia o ensino médio juntamente com o técnico, e porque, na época, eu já pensava em me inserir no mercado de trabalho logo após me formar no ensino médio”, conta o estudante.

No entanto, Rafael decidiu investir no ensino superior. “Apesar do técnico me oferecer bastante conhecimento prático, eu sentia falta de uma base teórica mais aprofundada. Além disso, eu vi na graduação uma maneira de me colocar em um mercado mais exigente. Outro ponto importante, também, era o meu sonho de ser professor, que eu tenho desde pequeno, e para o qual o nível superior é o único caminho”, explica.

O técnico em projeto de mobiliário ajudou na escolha do curso superior. Segundo ele, antes de fazer o técnico nem sabia o que era Design: “Eu pensava em fazer Arquitetura ou Artes Visuais, que era o mais próximo das coisas que eu gostava. Foi por meio do curso técnico que eu entrei em contanto com professores que eram designers e me identifiquei muito com a área, e vi que aquilo era na verdade o que eu queria”.

Cursando o 8º semestre de Design, Rafael diz que o curso oferece metodologias de ensino diferenciadas e interativas, além de projetos de extensão que beneficiam a comunidade, contribuindo para aprofundar os conhecimentos dos estudantes. O estudante, que atualmente realiza estágio na Universidade, planeja, em um futuro próximo, abrir o próprio escritório ou estúdio de design, e, juntamente, seguir a carreira acadêmica. “Quem sabe, um dia, voltar para a Unijuí como professor”, almeja.