Construindo o futuro pensando na acessibilidade - Unijuí

Construindo o futuro pensando na acessibilidade

Djessica Amaral Dornelles é estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí e também protagonista da campanha de Vestibular de Inverno. Para Djessica a surdez, em vez de ser um empecilho, se tornou uma motivação para construir um futuro melhor.

Durante a sua vida, Djessica precisou se adaptar ao mundo no qual a maioria das pessoas não fala a mesma linguagem que ela. “Minha primeira língua (L1) é a Libras, depois eu aprendi o português (L2), mas sempre consegui me comunicar com aqueles que não sabem a língua de sinais, por meio da expressão ou até mesmo da mímica, às vezes eu consigo também usando a linguagem escrita”, explica.

Assim como todo jovem, ela também precisou fazer uma escolha ao final do ensino médio. Nesse momento, uma questão presente diariamente na vida dela contribuiu para a escolha profissional: “quando eu penso sobre o futuro algo que me desafia é ver a quantidade de pessoas que enfrentam tantas limitações referentes à acessibilidade e eu quero poder ajudá-las, para que tenhamos um mundo onde todos possam superar essas barreiras”, defende. Djessica diz que quer fazer a diferença em seu futuro e poder contribuir para que tenham uma qualidade de vida melhor e para isso é necessário que haja acessibilidade, para tornar a vida de todos melhor. “Por este motivo eu escolhi ser uma profissional de Arquitetura e Urbanismo”, afirma.

Ela diz que escolheu a Unijuí porque na Universidade encontrou o Curso que queria e porque sabia que havia acessibilidade para poder estudar. “O que mais estou gostando na Unijuí é a possibilidade de ter muitas aulas técnicas e práticas, o que auxilia a ser uma profissional qualificada no futuro”, garante. Falando em futuro ela diz que quer “trabalhar como profissional arquiteta, realizar os projetos e sonhos dos meus clientes”.

Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (NAAI)

Para auxiliar no processo de inclusão, a Instituição possui o Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional NAAI. O Núcleo existe desde 2006, inicialmente atuou como um programa de atendimento ao estudante com deficiência. No ano de 2015 ele foi ampliado com a contratação de uma psicóloga e de uma assistente social.

Vestibular - Se você também sonha em transformar seu futuro na Universidade e conquistar seu espaço, pode se inscrever até o dia 30 de junho no Vestibular de Inverno da Unijuí. Para fazer a inscrição basta acessar unijui.edu.br/vestibular.