“Nosso primeiro grande objetivo é devolver para toda a região as expectativas que foram depositadas em nós”, diz estudante de Medicina - Unijuí

Rubens Zanchet Zanatta é estudante da primeira turma do curso de Medicina da Unijuí e também protagonista da campanha de Vestibular de Inverno. Ele fala sobre os sonhos e responsabilidades de atuar na área da saúde.

No início de 2019 a Unijuí iniciou a primeira turma do curso de Medicina. Esta conquista da comunidade regional, alcançada após intensa luta e mobilização de instituições e lideranças locais, foi aguardada com grande expectativa, compartilhada pelos futuros médicos e seus familiares.

O que era apenas um sonho já se tornou realidade para muitos estudantes, integrantes desta primeira turma do Curso na Universidade. “Ser médico começou como um sonho quando eu era criança. É um sonho que eu venho perseguindo há alguns anos”, observa Rubens Zanchet Zanatta, estudante de Medicina na Unijuí. Para ele, é uma satisfação fazer parte dessa história. “Não esqueço das responsabilidades, de toda luta, e de toda a esperança que foi depositada na nossa turma para que esse objetivo fosse alcançado. Eu passei tanto tempo lutando para alcançar meu objetivo, foram alguns anos de sacrifício, de festas que deixei de ir, de noites que passei acordado estudando, porém, agora eu nem consigo descrever a felicidade que eu sinto”, complementa.

Com um projeto diferenciado, o curso tem superado as expectativas dos estudantes. “A instituição é muito bem estruturada, os professores são excelentes, recebemos todo o apoio necessário por parte da coordenação, é visível que todos estão se esforçando muito para que o projeto siga em frente”, observa.

Uma das marcas dos cursos da Universidade na área da saúde, trajetória iniciada na década de 1980, é a formação construída a partir das políticas públicas e orientações do Ministério da Saúde, constituindo profissionais comprometidos com a realidade epidemiológica e sociocultural local e regional, além dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Premissas que já fazem parte da rotina dos estudantes de Medicina: “nosso primeiro grande objetivo é devolver para toda a região as expectativas que foram depositadas em nós. Sabemos que existem áreas carentes de atendimento médico e algumas cidades que necessitam de mais profissionais para que consigam abranger toda população no sistema de saúde. Acho que desenvolver e complementar os sistemas de saúde de Ijuí e da região é o principal foco no momento”, salienta.

Vestibular Medicina

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unijuí. Até o dia 07 de julho, os candidatos deverão se inscrever em www.unijui.edu.br/vestibularmedicina para concorrer às 20 vagas ofertadas para o segundo semestre de 2019.

Conforme o edital, para garantir uma das 20 vagas, os candidatos serão avaliados pela nota obtida na prova do Vestibular, aplicado pela Universidade, e pela nota global do Enem, do ano de 2016, 2017 ou 2018, ou seja, será realizada uma média dessas duas notas para determinar a classificação final. Além disso, candidatos que cursaram todo o ensino médio e o concluíram em escolas – públicas ou particulares – de cinco Coredes da região Noroeste (Noroeste Colonial, Fronteira Noroeste, Missões, Celeiro e Alto Jacuí) terão cinco pontos somados à média final do processo seletivo.

Nesta edição, a prova do Vestibular será realizada no dia 14 de julho, à tarde, das 13h às 17h.