Vestibular Unijuí 2020: as diversas possibilidades na área da Engenharia - Unijuí

Vestibular Unijuí 2020: as diversas possibilidades na área da Engenharia

“O profissional de Engenharia está cada vez mais multidisciplinar. Além do conhecimento específico da sua área de formação, diferencia-se no mercado aquele que possui um segundo idioma, trabalha em equipe, consegue liderar e ser liderado, gerencia projetos e mantém o foco na solução dos problemas”, ressalta Mauro Fonseca Rodrigues.

A Engenharia é uma ciência aplicada e as necessidades da humanidade passam por obras de Engenharia que são planejadas, projetadas e executadas para atender as realizações das pessoas. Desde a rodovia que transporta as cargas, até o eletrodoméstico que agiliza o processamento do alimento, do tratamento do esgoto até o reaproveitamento da água utilizada no processo, tudo envolve a engenharia.

O coordenador dos cursos de Engenharia da Unijuí, professor Mauro Fonseca Rodrigues, destaca que a entrada e a permanência do Engenheiro no mercado de trabalho, necessita de atualização, conhecimento e aplicação de novas tecnologias. “Os profissionais de Engenharia preenchem os requisitos para fazer com que a sociedade avance com sustentabilidade, aproveitando seus recursos naturais sem desperdício e com visão de futuro. E, para isso, uma formação sólida, numa Universidade consolidada prepara o candidato com os conhecimentos necessários para enfrentar esses desafios”, diz.

O professor também afirma que o mercado de trabalho na área de Engenharia depende dos investimentos em infraestrutura. “No Brasil há uma relação direta com o crescimento econômico e maior necessidade de desenvolvimento. Nesse sentido, percebe-se que o primeiro sinal de crescimento está começando a ocorrer através da construção civil. Assim, logo vem a necessidade de materiais e transporte, além da mão de obra”, destaca.

Investir em uma profissão ligada à área da engenharia nos próximos anos será aposta certeira para muitos estudantes. “A indústria, por sua vez, vem crescendo desde abril e recuperando patamares de anos anteriores, como 2016. Dessa forma, a capacidade ociosa da indústria vem sendo sanada e o parque nacional deve sofrer ampliação se o processo continuar. Esse cenário instantâneo aponta que a necessidade de engenheiros para os próximos anos deve ser maior, até porque o Brasil forma poucos engenheiros com relação a outros países desenvolvidos, necessitando dessa mão de obra especializada para fomentar o seu desenvolvimento”, relata Mauro.

O coordenador das Engenharias afirma que novas profissões estão surgindo e que a engenharia é a base para a infraestrutura, equipamentos e serviços. “Falar de profissões do futuro em Engenharia é especializar novos Engenheiros nas áreas que demandarão profissionais, como a Engenharia de Software, por exemplo. Mas, por outro lado, não se pode esquecer da base do sistema de infraestrutura através da Engenharia Civil, dos serviços essenciais de eletricidade e telecomunicações, através da Engenharia Elétrica, e das indústrias de transformação, através da Engenharia Mecânica e de Produção, principalmente. Áreas como química, alimentos, ambiental e florestal também despontam com crescimento da demanda por desenvolvimento sustentável, criação de novos produtos e utilização racional de recursos”, conclui o professor.

Programa Integrado de Formação de Engenheiros

A Unijuí possui ofertas de cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento. Para a formação de profissionais na área das engenharias, a Universidade dispõe do Programa Integrado de Formação de Engenheiros, que é constituído de ofertas associadas aos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Produção e Engenharia de Software, a partir de suas respectivas diretrizes curriculares nacionais e áreas de conhecimento.

Os cursos têm mais de 50% de carga horária integrada, a partir da oferta de disciplinas comuns, que constituem importantes núcleos de formação básica e profissionalizante para cada um dos Programas, além de mensalidades a partir de R$ 588,00. Os benefícios e as formas de pagamento facilitado podem ser consultados na página do Vestibular, no Portal da Unijuí.

Inscreva-se para o Vestibular de Verão 2020 da Unijuí até o dia 24 de novembro. Prova de redação no dia 1º de dezembro.