Unijuí investe em tecnologia que mapeia sistemas do corpo humano - Unijuí

Unijuí investe em tecnologia que mapeia sistemas do corpo humano

Uma plataforma virtual, que detalha em 3D os sistemas do corpo humano, está sendo utilizado por professores e estudantes dos cursos da área da saúde da Unijuí. A aquisição da Plataforma 3D, idealizada pela startup brasileira Csanmek e que ganha cada vez mais espaços nas principais universidades do mundo, foi feita pela Unijuí neste ano.

O equipamento passa a ser utilizado no Laboratório de Anatomia da Universidade. Uma das vantagens do equipamento é a versatilidade. Ela pode ser usada como lousa ou como mesa, basta um ajuste ergonômico feito ao apertar um botão.

São 65 polegadas de tela touch que permite mapear, por exemplo, 360 graus de um órgão como o pulmão. De acordo com o professor Marcio Strassburger, chefe do Departamento de Ciências da Vida, o equipamento exibe imagens anatômicas tridimensionais com alto grau de detalhamento e fidedignidade à estrutura real. Com o equipamento é possível realizar movimentos fisiológicos e movimentar cada parte do corpo isoladamente, além da possibilidade de dissecação virtual.

“Com a redução da disponibilidade e uso de cadáveres para o estudo da anatomia, precisamos encontrar alternativas para garantir a qualidade do ensino nos Cursos da Saúde na Unijuí”, comenta o professor. Com a tecnologia, além de acessar o Atlas Anatômico com mais de 6.500 estruturas identificadas e interativas, também é possível utilizar o Atlas Fisiológico e o Visualizador de Lâminas Histológicas, com conexão a um microscópio digital, contribuindo para o estudo da histologia, bioquímica e fisiologia.

Paralelamente à aquisição do equipamento, a Unijuí realiza a qualificação dos professores para o uso dessa tecnologia, ampliando as possibilidades de aulas teóricas e práticas, e garantindo aos estudantes acesso à estratégias inovadoras de ensino e aprendizagem em saúde. Na última semana, os professores do DCVida participaram de uma formação técnica com os membros da empresa Csanmek. A Plataforma ainda será utilizada para o estudo e aperfeiçoamento de procedimentos profissionais específicos nos Cursos do DCVida: Biologia, Biomedicina, Estética e Cosmética, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição.