Vestibular Unijuí 2020: o profissional de gestão e seu espaço no mercado de trabalho - Unijuí

Segundo estudo realizado pela Universidade de Harvard no ano de 2016, bons gestores podem aumentar o desempenho de uma empresa, impactando a produtividade em 23%, em média.

A inovação no mundo contemporâneo vem crescendo de forma exponencial, trazendo ruptura de certos modelos de gestão dos negócios. Este processo cria a necessidade de novas estratégias diferentes das tradicionais, as quais são imprescindíveis aos novos negócios para que esses possam penetrar e crescer no mercado de maneira sustentável. Desta forma, a transição do velho para o novo deve ser muito bem gerenciada, exigindo dos gestores certos cuidados, demandando desses certas competências, habilidades e formação específica na área da gestão.

Para o coordenador do Programa Integrado de Formação de Gestores, professor Ariosto Sparemberger, a sobrevivência e o crescimento de qualquer negócio, independentemente do ramo, está relacionada à maneira como são organizados e definidos objetivos e metas, planejando as ações de forma a reduzir custos e manter a qualidade. “Estudos mostram que a carreira de gestão exige que o profissional tenha um bom conhecimento dos encargos técnicos de cada processo. O motivo é que, além de ser o responsável pela organização e liderança das equipes, ele saiba quais são as melhores formas de agir para atingir os objetivos”, destaca.

As empresas estão buscando profissionais que possuem conhecimento e formação na área da gestão, pessoas capazes de gerenciar e liderar os novos negócios. O coordenador ressalta os diferentes espaços de atuação do profissional na área de gestão. “Hoje, um profissional com foco em gestão pode atuar no comando de áreas como recursos humanos, financeiro, marketing e vendas, operações e logística, setores públicos, hospitalar, hotelaria, controladoria, entre muitas outras. Também existe a possibilidade desse profissional, a partir da sua formação, montar seu próprio negócio em algo novo e diferente”, afirma.

As empresas e organizações que pretendem se manter vivas terão que aplicar as ferramentas básicas de gestão. “Somente por meio da profissionalização dos processos se consegue atingir objetivos e metas. Assim, o mercado tem criado oportunidade de trabalho para profissionais preparados com formação nas áreas da gestão, existindo muitas possibilidades de atuação para esse profissional”, conclui Ariosto.

Programa Integrado de Formação de Gestores

A Unijuí possui ofertas de cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento. Para a formação de profissionais na área de gestão, a Universidade dispõe do Programa Integrado de Formação de Gestores, que é constituído de ofertas associadas aos cursos de Administração e Ciências Contábeis, a partir de suas respectivas diretrizes curriculares nacionais e áreas de conhecimento.

Os cursos têm mais de 50% de carga horária integrada, a partir da oferta de disciplinas comuns, que constituem importantes núcleos de formação básica e profissionalizante para cada um dos Programas, além de mensalidades a partir de R$ 440,00. Os benefícios e as formas de pagamento facilitado podem ser consultados na página do Vestibular, no Portal da Unijuí.

Inscreva-se para o Vestibular de Verão 2020 da Unijuí até o dia 24 de novembro. Prova de redação no dia 1º de dezembro.