Vestibular de Verão: Gastronomia formará profissionais preparados para o mundo - Unijuí

Vestibular de Verão: Gastronomia formará profissionais preparados para o mundo

Uma das novidades do Vestibular de Verão 2020 da Unijuí, o Curso de Gastronomia vai ofertar 40 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2020. Neste novo curso, serão cinco semestres de atividades, com carga horária totalizando 1.620 horas/aula, além de aulas de segunda a quinta-feira à noite.

A estrutura curricular do curso foi construída para formar profissionais preparados para o mundo, segundo a coordenadora do Curso, professora Adriane Huth, em entrevista à Unijuí FM. Ela também observou que a proposta do curso é trabalhar com a gastronomia dos cinco continentes, com ênfase na gastronomia gaúcha e regional.

Para além disso, a professora destacou o estudo sobre a história da alimentação e da gastronomia, disciplinas voltadas à cozinha de criação e garde manger, sala e bar, que tratará sobre como servir a mesavegetarianismo e sustentabilidade, e, ainda, disciplinas voltadas às práticas básicas na cozinha, como habilidades gastronômicas e cortes na cozinha profissional.

De acordo com a coordenadora, a oferta dessas disciplinas, que são a base, possibilitará que estudantes sem nenhuma experiência no ramo possam cursar Gastronomia. “O futuro profissional vai receber uma capacitação aprofundada das questões mais básicas, que são os cortes, depois as habilidades gastronômicas e as diferentes preparações base e os desdobramentos dessa preparação para uma preparação mais complexa”, comenta. Outra disciplina destacada foi a de gestão e empreendedorismo, com o objetivo de preparar o profissional para empreender no mercado de trabalho ou gerenciar um empreendimento.

As aulas serão presenciais no período noturno, com 20% do curso ofertado na modalidade a distância. A infraestrutura da Universidade é outro fator que permite a formação de um profissional completo. Os laboratórios de aulas práticas do curso de Nutrição, já ofertado pela Unijuí, foram remodelados com cozinha quente e fria, bem como o Restaurante Didático e os laboratórios de Enalogia e Enogastronomia. As aulas serão ministradas por professores com experiência em cozinhas do exterior.

As inscrições para o Vestibular de Verão 2020 da Unijuí, que possibilita o ingresso dos estudantes no Curso, podem ser feitas até o dia 24 de novembro pelo Portal da Unijuí em www.unijui.edu.br/vestibular. Outras informações sobre o curso podem ser obtidas no Departamento de Ciências da Vida, pelo telefone: 3332 0461.