Vestibular Unijuí 2020: as possibilidades na área de formação de educadores - Unijuí

Vestibular Unijuí 2020: as possibilidades na área de formação de educadores

O desafio de ensinar no século XXI está presente no cotidiano de educadores e instituições de ensino. É preciso perpassar barreiras, fazer uso de metodologias diferenciadas para atrair a atenção dos estudantes, agregar conhecimento e, desta forma, oferecer algo além do que eles podem obter com a facilidade do acesso à internet, por meio de diferentes tecnologias.

Para o coordenador do Programa Integrado de Formação de Educadores, professor Robson Machado Borges, a área da educação é de extrema importância para a sociedade mundial. “Particularmente, no cenário brasileiro atual, a área de formação de educadores possibilita o acesso a conhecimentos vinculados à formação humana numa perspectiva crítica e plural, que são indispensáveis para o convívio pacífico e de modo saudável. O conjunto dos saberes dessa área permite um empoderamento na qualificação profissional e humana, potencializando profissionais para a luta por uma sociedade mais justa e menos desigual”, afirma o professor.

Robson também destaca que a área de formação de educadores é um mercado aquecido e diverso. “As possibilidades de atuações são várias, de acordo com cada curso: História, Pedagogia, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Física (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado) e Matemática. Os cursos de formação de educadores da Unijuí formam profissionais qualificados para atuação em locais amplos”, ressalta.

Programa Integrado de Formação de Educadores

A Unijuí possui ofertas de cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento. Para a formação de profissionais na área da educação, a Universidade dispõe do Programa Integrado de Formação de Educadores, que é constituído de ofertas associadas aos cursos de Educação Física, História, Letras: Português e Inglês, Matemática e Pedagogia, a partir de suas respectivas diretrizes curriculares nacionais e áreas de conhecimento. Os cursos têm mais de 50% de carga horária integrada, a partir da oferta de disciplinas comuns, que constituem importantes núcleos de formação básica e profissionalizante para cada um dos Programas, além de mensalidades a partir de R$ 400,00.

Os benefícios e as formas de pagamento facilitado podem ser consultados na página do Vestibular, no Portal da Unijuí. As inscrições para o Vestibular 2020 podem ser feitas até o dia 24 de novembro.

Para a professora Rosita da Silva Santos, chefe do Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí, é preciso ensinar para atender às exigências da contemporaneidade, marcada pela multiculturalidade, complexidade, constante avanço científico e tecnológico. “Hoje precisamos de professores inovadores, criativos, que tenham a pesquisa como algo fundamental e que consigam equilíbrio e coerência entre conhecimentos/saberes e competências, que lhe permitam a construção de um ensino de qualidade. Necessitamos de professores que encarem os desafios, que sejam pesquisadores, que encontrem soluções para as dificuldades diárias. Por esse motivo, é cada vez mais necessário investir em uma formação cujo processo formativo contemple abordagens inovadoras, proporcionando uma formação sólida e multifacetada, articulada entre si e de acordo com a realidade que vivemos”, comenta.