Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda apresentam novo currículo - Unijuí

Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda apresentam novo currículo

As inscrições ao Vestibular de Verão podem ser realizadas até o dia 24 de novembro, no site da Universidade.

Com as mudanças trazidas pelos meios digitais, os estudantes de Comunicação se deparam com um novo perfil profissional, voltado a trabalhar com conceitos de convergência midiática e convergência digital. Visando propiciar a formação de um profissional qualificado e capacitado para atuar em um mercado de trabalho em constante transformação, foi elaborado um novo currículo para os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, baseado nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso da Comunicação Social.

O novo currículo, que passa a vigorar no primeiro semestre de 2020, foi elaborado considerando as mudanças proporcionadas pela internet, segundo a coordenadora, professora Rúbia Schwanke. “A internet mudou muito nosso fazer. Essa velocidade da comunicação e da informação vem trazendo transformações profundas para as nossas áreas, e é preciso acompanhar essas transformações para conseguir capacitar melhor o nosso aluno ou egresso para que ele se sinta dotado dos conhecimentos necessários para atuar no mercado de trabalho”, afirma.

Outra novidade deste currículo é uma maior integração entre os cursos de Jornalismo e Publicidade, e com outras áreas do conhecimento. De acordo com a coordenadora, além dos conhecimentos compartilhados entre os cursos da Comunicação, também serão ofertadas disciplinas relacionadas às áreas de Administração, Ciências Contábeis, Design, Ciência da Computação e Direito, por exemplo. “Hoje nós não trabalhamos mais para um único meio; nós trabalhamos para diferentes meios, produzindo conteúdo para todos esses diferentes meios, adaptando linguagens. Precisamos saber o que estamos fazendo, porque nós não nos comunicamos do mesmo jeito em todos os lugares em que transita a comunicação”, conclui. Além da atualização do currículo para corresponder às novas exigências do mercado profissional, a mensalidade dos cursos sofreu uma redução no valor, com investimento a partir de R$ 693,60”, complementa.

Segundo a coordenadora, os estudantes de ambos cursos dispõem de uma infraestrutura inovadora para a realização das disciplinas práticas oferecidas pelos cursos. “Os laboratórios foram reinaugurados, contando com tecnologia e recursos de ponta, visando contemplar as necessidades do profissional que ingressa no mercado após sua formação.

Para saber mais sobre as mudanças dos novos currículos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda é só acessar o site da Unijuí”, convida.

Por Manuela Joana Engster, estudante de Jornalismo