Domingo tem Vestibular de Verão: confira as informações para realizar a prova com tranquilidade - Unijuí

Neste domingo, dia 01 de dezembro, a Unijuí vai realizar a prova do Vestibular de Verão 2020. Com início às 9h, os candidatos vão realizar uma prova de Redação, que será aplicada nos quatro Campi da Universidade: Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos. Será possível acessar o local da prova a partir das 8h15min.

Para ter acesso à sala será exigido um Documento Oficial com Foto (original). Também é necessário utilizar caneta esferográfica preta ou azul, fabricada em material transparente. Todas as informações necessárias podem ser acessadas no site do Vestibular, no Portal da Unijuí, em Manual do Candidato. Outra informação importante disponível é o local de prova: quem ainda não sabe em que sala realizará a redação, é só conferir no site da Universidade.

A Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon, deixa um recado aos candidatos e familiares: “estamos nos preparando para realizar um grande processo seletivo, pois recebemos cerca de 3,2 mil inscrições. Em função deste número, em Ijuí, a prova de redação será aplicada no Campus e não mais na Sede Acadêmica. Com muita alegria estaremos recebendo os candidatos para ingressarem na sala de prova e seus acompanhantes. Tudo está preparado para que o processo transcorra normalmente e atenda as expectativas dos nossos futuros estudantes”, observa.

Dicas de Redação

A professora Taise Possani, do curso de Letras da Unijuí, elencou algumas dicas interessantes para a redação. Confira:

NÃO FAÇA períodos muito longos, prefira sempre frases simples, pois elas dão clareza ao texto;

NÃO CRIE estruturas sintáticas incompletas;

NÃO USE marcas de oralidade, como gírias, por exemplo,

NÃO RECORRA a clichês quando fizer sua proposta,

NÃO USE um mesmo argumento repetidas vezes,

DEIXE DE LADO expressões como "eu acho",

JAMAIS desrespeite os direitos humanos,

FAÇA UM ROTEIRO sobre o tema. Ajuda a ter foco na hora de criar a proposta,

PREFIRA um vocabulário simples a palavras rebuscadas,

USE sinônimos para não repetir palavras,

USE a norma culta. Uma das cinco competências da redação avalia o rigor gramatical,

SEJA coerente no texto com a proposta que defenderá,

Além disso, a professora observa outros aspectos sobre a escrita da redação:

- Não se deve esgotar o tema no primeiro parágrafo. Este deve apenas apontar a questão que vai ser desenvolvida.

- Preocupe-se com a sequência do texto, utilizando os recursos de coesão de frase para frase e de parágrafo para parágrafo, sem perder de vista a coerência.

- O parágrafo final deve retomar todo o texto para concluí-lo. Por isso, antes de escrevê-lo, releia tudo o que escreveu.

- Todo texto representa o ponto de vista de quem o escreve. E quem escreve tem sempre uma proposta a ser discutida para poder chegar a uma conclusão sobre o assunto.