Unijuí realiza prova do vestibular de Medicina 2020 - Unijuí

Unijuí realiza prova do vestibular de Medicina 2020

Em clima de tranquilidade, a Unijuí realizou, na tarde deste domingo, 02 de fevereiro, a prova para o Vestibular de Medicina 2020, realizada na Sede Acadêmica, em Ijuí. Cerca de 700 candidatos se inscreveram para disputar 50 vagas ao curso, em prova elaborada com 40 questões objetivas e uma redação. Nesta segunda-feira, dia 03, será divulgado o gabarito, a partir das 15h, pelo site da Universidade. A lista de classificados será divulgada na terça-feira, dia 04, também pelo site, às 17h. Já o processo de matrícula dos aprovados ocorrerá a partir de quarta-feira, dia 05 de fevereiro.

O tema de redação levantou uma discussão sobre a ciência, com o tema: “A penicilina foi descoberta por acaso; a bomba atômica, não”. Os candidatos receberam dois textos de apoio tratando sobre o assunto; o primeiro relatando sobre a descoberta dos antibióticos, uma revolução na medicina e na farmácia, realizada pelo pesquisador Alexander Fleming logo após o final da primeira Guerra Mundial, e o segundo texto contou sobre a construção da bomba atômica, em 1941, próximo ao final da Segunda Guerra Mundial, também resultado do investimento em pesquisa científica.  A partir destes elementos, os candidatos foram desafiados a escrever um texto dissertativo, observando sobre a importância da pesquisa científica para o desenvolvimento da humanidade e os riscos que seu uso de modo inadvertido pode causar.

Com início às 13h e término às 17h, os primeiros candidatos a encerrarem a prova começaram a deixar o prédio da Sede Acadêmica só próximo às 16h. “Achei a prova dentro da expectativa do que eu esperava”, observou Ana Luiza Cassol, que veio da cidade de Ibarama. “Eu acompanhei outras provas e temas da redação da Universidade, e este foi um tema bom para argumentar”, complementou Kevin Jung Barbosa, de Santo Ângelo.

Segundo a Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, tudo correu tranquilamente no processo de seleção ao curso. “A Universidade se preparou para atender aos candidatos e familiares da melhor forma, com equipes preparadas em diversas áreas. Também tivemos o apoio de órgãos externos de segurança para que tudo transcorresse normalmente”, salientou.

Nova turma, novas expectativas

Esta, que será a terceira turma a entrar no curso, iniciará as aulas no dia 17 de fevereiro. Como todo o início, as expectativas, tanto de estudantes quanto de familiares é muito grande. Neste domingo de prova, o movimento foi intenso de famílias de toda a região e de outras regiões do Estado, que acompanharam os candidatos no processo de seleção.  “Vemos a presença das pessoas da região, acompanhados dos familiares para realizar o Vestibular e ficamos muito felizes com este movimento, pois somos convictos da importância do curso”, salientou o coordenador do curso de Medicina da Unijuí, Jorge Brust.

Bruna Schmidt, vestibulanda, em entrevista para a Unijuí FM pouco antes de iniciar a prova, contou sobre a escolha pelo curso. “Gosto da área da saúde, da questão do cuidado aos pacientes, de poder ajudar as pessoas, por isso, há cerca de três anos decidi pelo curso”, observou.

O curso na Unijuí

O Curso de Medicina da Unijuí prepara você para atuar nas áreas de atenção à saúde, de gestão e educação em saúde, nos sistemas público e privado, atendendo às necessidades individuais e coletivas em diferentes cenários de trabalho: unidades básicas de saúde, unidades sanitárias especializadas, ambulatórios, serviços de vigilância sanitária, assistência domiciliar, na comunidade (escolas e creches), unidades especializadas em reabilitação física, serviços de atendimento móvel de urgência, hospitais-dia, hospitais secundários e terciários com todos os seus serviços (inclusive pronto-atendimento e emergência), consultório/clínicas, instituições de ensino e/ou pesquisa.

Conta com metodologia de ensino-aprendizagem diferenciada, baseada em metodologias ativas e com uma rede integrada de laboratórios de ensino, os quais permitem que o estudante vivencie as atividades profissionais desde o início do curso. Propõe formação interdisciplinar, evidenciando a importância de cada área da saúde no desenvolvimento de competências, habilidades, valores e atitudes que constituem o Médico enquanto agente de transformação na área de sua atuação profissional e cidadã.