Estude em uma Universidade completa - Unijuí

Estude em uma Universidade completa

Estudar em uma Universidade é fazer uma escolha por uma graduação baseada no ensino, na pesquisa e na extensão, em todas as áreas do conhecimento. Isso significa contribuir com o desenvolvimento da região e fazer parte da transformação do cotidiano da comunidade, além de estar preparado para a vida acadêmica e para o mercado de trabalho.

A Unijuí é uma Universidade completa, reconhecida pelo Ministério da Educação. E para que isso seja possível, um terço dos professores, pelo menos, possui título de mestrado ou doutorado. Quanto maior a titulação dos professores, mais tempo de pesquisa e mais experiência eles têm para transmitirem conhecimento aos estudantes. Esse é um dos requisitos para ser Universidade. Ela deve também desenvolver, pelo menos, quatro programas de mestrado e doutorado com boa qualidade, o que garante a continuidade da formação de seus estudantes. A Unijuí vai além e possui sete mestrados e quatro doutorados.

Na Unijuí você encontra ensino, pesquisa, extensão e cultura, tudo isso em uma infraestrutura diferenciada, multicampi e de ponta. Conheça melhor cada um destes aspectos:

Pesquisa

A pesquisa desenvolvida aqui por professores e estudantes contribui para o avanço da ciência, que ajuda na melhoria da qualidade de vida de todos. Os alunos podem participar de projetos de pesquisa orientados por pesquisadores qualificados, nas diversas áreas do conhecimento, através do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica construindo um diferencial na sua formação acadêmica e profissional. As bolsas duram, em média, um ano e podem ser renovadas, ou é possível participar de forma voluntária.

Extensão

Além disso, tudo aquilo que é aprendido em sala de aula e se transforma em projetos que ultrapassam os muros da Universidade, é chamado de extensão. Isso beneficia de forma prática a população. A atividade de extensão universitária aponta potencialidades e problemas que poderão ser aprofundados na pesquisa e trabalhados por quadros profissionais preparados pelo ensino. Estas atividades incluem ações de cunho educacional, sociocultural, artístico e tecnológico, realizadas de forma sistemática e continuada. Os alunos podem participar destes projetos com bolsas ou de forma voluntária.

Cultura

A Universidade também promove e apoia projetos culturais. Mantém dois grupos, em que os alunos podem se inserir com bolsa ou de forma voluntária: o Coral Unijuí, que é um espaço de integração entre o meio universitário e a comunidade, que leva a cultura em forma de música a diferentes públicos. E também a Cia Cadagy Unijuí – Corpo em Movimento, que é um projeto que valoriza a arte com espetáculos e apresentações que combinam um conjunto de diferentes linguagens: música, dança, acrobacias, artes cênicas, lutas, artes circenses e malabares.

Estrutura diferenciada e multicampi

A Unijuí está presente com estruturas físicas em Ijuí (sede), Panambi, Santa Rosa e Três Passos, além de Polos de Ensino a Distância em Planalto, Tenente Portela, Palmeira das Missões e Uruguaiana, com a perspectiva de expandir e abrir novas unidades EaD em todas as regiões do Estado. Esta estrutura multicampi é constantemente qualificada, com melhorias e aquisição de novos equipamentos, acompanhando a evolução tecnológica dos cursos ofertados. São mais de 500 espaços de ensino e cerca de 200 laboratórios de práticas que qualificam os profissionais para os desafios do mercado.