Unijuí incentiva o Ensino Superior com oferta de bolsas de estudos e financiamentos - Unijuí

Comprometida com a inclusão de estudantes no Ensino Superior e atenta ao atual cenário econômico, agravado pela pandemia de covid-19, a Unijuí oferta um conjunto de programas de bolsas de estudos e de financiamentos aos seus acadêmicos.

O Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação (MEC), é um dos mais conhecidos. Por meio dele, são ofertadas vagas a estudantes que ainda não têm diploma de nível superior e que cursaram o Ensino Médio na rede pública ou na particular de ensino na condição de bolsistas integrais. Participam apenas estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Unijuí também oferta bolsas de estudos aos estudantes que participam de Programas de Educação Tutorial (PETs), direcionados a atividades de pesquisa, ensino e extensão universitária; em projetos relacionados à cultura e ao esporte, como o Coral Unijuí e a Cia Cadagy – Corpo em Movimento; e aos acadêmicos selecionados para projetos de iniciação científica.

Também há oferta de bolsas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica; e no Programa de Residência Pedagógica, uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores.

No segundo semestre deste ano, também serão ofertadas diferentes opções de financiamento. No Programa de Financiamento Crédito Universitário Banrisul, estudantes de cursos presenciais podem financiar até 100% do valor da semestralidade, parcelado em 12 meses. O  acadêmico tem o dobro de tempo do curso para pagar, sendo que as parcelas não se acumulam. O Programa de Financiamento Crédito Universitário Sicredi também permite financiar até 100% do valor da semestralidade, parcelado em 12 meses, no caso dos cursos de Medicina, Agronomia e Medicina Veterinária.

Outras opções são a Modalidade de Pagamento Linear (MPL) e o Programa de Flexibilização de Pagamentos (PFP), para os cursos de graduação da modalidade presencial, conforme diretrizes, parâmetros de valores e número de parcelas do curso.

Por fim, um dos diferenciais da Universidade é o Programa de Financiamento de Crédito Educativo Unijuí (CrediUnijuí), que tem como finalidade a concessão de financiamento parcial aos estudantes regularmente matriculados em um dos cursos de graduação presencial. O CrediUnijuí financia até 50% do valor da mensalidade, sem que haja a incidência de juros sobre o saldo devedor – que é corrigido, ao final de cada ano, pelo mesmo índice de reajuste das mensalidades dos cursos de graduação. Esse índice é definido anualmente pelo Conselho Universitário da Unijuí, acrescido de taxa de administração anual de 1%.

Inscreva-se

Não perca tempo e participe do Vestibular de Inverno da Unijuí. Há oferta de vagas em praticamente todos os cursos de graduação presenciais, com exceção de Medicina. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas em unijui.edu.br/vestibular-presencial, até o dia 9 de agosto.

O candidato pode optar por aproveitar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2010 e 2020; ou aproveitar a nota de redação de um vestibular realizado na Unijuí, entre os anos de 2005 e 2021. Em ambas as situações, o candidato não pode ter zerado a nota da redação.

Também é possível realizar a prova online do Vestibular de Inverno, que consiste em uma redação, cujo tema será divulgado no momento da realização. O candidato que desejar realizar a prova dentro da estrutura de um dos quatro campi da Unijuí – Ijuí, Três Passos, Santa Rosa ou Panambi, terá que solicitar o agendamento via e-mail vestibular@unijui.edu.br até o último dia para inscrições.

Mais informações em unijui.edu.br ou pelo telefone 3332-0200.